Mar de (bio)plásticos: como podem as bactérias marinhas salvar o dia?

Set
19
Set/19 17:30
Sala Vandelli | Museu Nacional de História Natural e da Ciência

60 Minutos de Ciência com Rúben Silva

Quando: 
Quinta, 19 Setembro, 2019 - 17:30
Onde: 
Sala Vandelli | Museu Nacional de História Natural e da Ciência
Sessão disponível em vídeo aqui.
 
Num mundo cada vez mais desperto para os perigos e consequências que a excessiva utilização de plásticos representa nas nossas vidas, deparamo-nos com a necessidade de produzir alternativas mais sustentáveis e de encontrar formas eficientes de as degradar. Uma das soluções mais viáveis poderá estar no oceano, em enzimas produzidas por bactérias marinhas. Nesta sessão irá descobrir por que razão podem estas enzimas ser consideradas uma alternativa na degradação de novos bioplásticos. Que bactérias as produzem? Onde as podemos encontrar? De que forma se relacionam com os organismos vivos? Iremos responder a estas e outras questões, desvendando o grande potencial e interesse das bactérias marinhas.
 
Especial Exposição O Mar Vivo: Ensaio Fotográfico de Hussain Aga Khan
 
De junho a setembro, o ciclo de conversas 60 Minutos de Ciência mergulha nos assuntos do mar e convida investigadores dedicados à exploração e à conservação dos oceanos para partilharem o seu conhecimento e a sua experiência com o grande público durante 60 minutos a partir de uma questão-chave. Saiba mais sobre a exposição O Mar Vivo aqui

 

Nota biográfica sobre o orador

Rúben Silva concluiu a Licenciatura e Mestrado em Ciências Biomédicas pela Universidade do Algarve. Ingressou posteriormente no Microbial Ecology and Evolution Research Group, liderado pelo Dr. Rodrigo Costa, desenvolvendo trabalhos em microbiologia marinha e quimiotaxia no Centro de Ciências do Mar (CCMAR), Universidade do Algarve e no Instituto de Química Inorgânica da Universidade de Jena, Alemanha. Em 2016, mudou-se juntamente com o seu grupo de investigação para o Instituto de Biotecnologia e Biociências (iBB), Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, onde é actualmente Doutorando em Biotecnologia e Biociências. O foco do seu trabalho está na descoberta e caracterização de enzimas produzidas por bactérias associadas a corais e esponjas marinhas e as suas possíveis aplicações biotecnológicas.

 
4ª Edição do Ciclo de conversas "60 Minutos de Ciência"

Num formato informal e descontraído, 60 minutos de Ciência pretende ser um fórum de discussão entre especialistas e cidadãos sobre temas atuais de Ciência. Com a duração de uma hora, as suas sessões decorrem nas terceiras quintas-feiras do mês, pelas 17h30, com lugar no MUHNAC-ULisboa e no Edifício Caleidoscópio, no Jardim do Campo Grande em meses alternados.
Este ciclo é uma iniciativa do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUHNAC-ULisboa), do Comité UNESCO Matemática do Planeta Terra (MPT-UNESCO) e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FC - ULisboa).