Nova espécie de lagarto Cordylus identificada em Angola

Foto: Ishan Agarwal

Mariana Marques, curadora assistente e Luís Ceríaco, curador externo da coleção de Anfíbios e Répteis do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, fazem parte da equipa de investigadores que identificou uma nova espécie de lagarto-espinhoso-rupícula (Cordylus phonolithos) em Angola.

Esta espécie, em comparação com outras espécies do género Cordylus, distingue-se pelo arranjo das escamas cefálicas, coloração e por caracteres osteológicos.

Esta espécie é descrita no Inselberg da Serra da Neve, situado na província do Namibe, sudoeste de Angola, um dos pontos mais altos e menos estudados do país.

Esta investigação resulta da colaboração entre o Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, o CIBIO (Research Center in Biodiversity and Genetic Resources), o InBIO (Research Network in Biodiversity and Evolutionary Biology), o Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto, várias instituições Norte-Americanas, o Instituto da Biodiversidade e Áreas de Conservação (INBAC) e o Ministério do Ambiente de Angola.

Equipa portuguesa descreve espécies desconhecidas das montanhas do sul de Angola