Robótica submarina: Como pode a tecnologia ajudar a explorar e a cuidar do Mar?

Out
17
Out/17 17:30
Sala da Baleia| Museu Nacional de História Natural e da Ciência

60 Minutos de Ciência com António Pascoal

Quando: 
Quinta, 17 Outubro, 2019 - 17:30
Onde: 
Sala da Baleia| Museu Nacional de História Natural e da Ciência
 
Ao longo dos últimos anos tem-se assistido a um interesse crescente pelo uso de veículos robóticos para o estudo e preservação dos oceanos. A utilização destes veículos tem vindo a permitir libertar os operadores humanos de tarefas fastidiosas, alcançar zonas profundas até agora inacessíveis, e desenvolver sistemas sofisticados para aquisição e transmissão de dados marinhos essenciais  a uma melhor compreensão do ambiente marinho. Nesta palestra  será transmitido de modo muito breve uma visão global dos avanços mais recentes no domínio da robótica marinha a nível nacional, europeu e internacional, e citados alguns projectos que ilustram a simbiose necessária entre a ciência e a tecnologia. A apresentação apoia-se fortemente em videos obtidos durante operações com veículos robóticos do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa no mar. 
 
Especial Exposição O Mar Vivo: Ensaio Fotográfico de Hussain Aga Khan
 
De junho a setembro, o ciclo de conversas 60 Minutos de Ciência mergulha nos assuntos do mar e convida investigadores dedicados à exploração e à conservação dos oceanos para partilharem o seu conhecimento e a sua experiência com o grande público durante 60 minutos a partir de uma questão-chave. Saiba mais sobre a exposição O Mar Vivo aqui
 
Nota biográfica sobre o orador
 
António Pascoal é doutorado em Ciências do Controlo pela Univ. Minnesota, Minneapolis, EUA. Professor de Controlo e Robótica do Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade de Lisboa. "Adjunct Scientist" do National Institute of Oceanography, Goa, India. "Visting Faculty" do Indian Institute of Technology (IIT), Madras, India. Investigador no Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) do IST. Área de trabalho: Robótica Marinha com aplicações ao estudo e exploração do oceano.
 
4ª Edição do Ciclo de conversas "60 Minutos de Ciência"

Num formato informal e descontraído, 60 minutos de Ciência pretende ser um fórum de discussão entre especialistas e cidadãos sobre temas atuais de Ciência. Com a duração de uma hora, as suas sessões decorrem nas terceiras quintas-feiras do mês, pelas 17h30, com lugar no MUHNAC-ULisboa e no Edifício Caleidoscópio, no Jardim do Campo Grande em meses alternados.
Este ciclo é uma iniciativa do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUHNAC-ULisboa), do Comité UNESCO Matemática do Planeta Terra (MPT-UNESCO) e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FC - ULisboa).