XXXIII Feira Internacional de Minerais, Gemas e Fósseis

Os Minerais e a Tabela Periódica

Quinta, 5 Dezembro, 2019 - 15:00 a Domingo, 8 Dezembro, 2019 - 18:00
Antigo Picadeiro do Colégio dos Nobres

Este evento, que constitui desde 1988, uma grande festa do Museu e uma marca na vida cultural da cidade, reúne coleccionadores e comerciantes de minerais, gemas e fósseis, oriundos de vários países da Europa, bem como um vasto público, representado por milhares de visitantes, que tem aqui uma oportunidade ímpar de adquirir ou simplesmente deleitar-se com a observação de exemplares únicos.

Horário da Feira:

- 5 dezembro: 15h00 / 20h00
- 6 dezembro: 10h00 / 20h00
- 7 dezembro: 10h00 / 20h00
- 8 dezembro: 10h00 / 18h00

Como habitualmente, paralelamente à Feira, terá lugar um programa complementar de atividades de divulgação cultural e científica destinadas a jovens e adultos, este ano sob o tema geral “Os Minerais e a Tabela Periódica”.

A relação histórica entre a Química e a Mineralogia é muito grande, a ponto de, no passado, se confundirem. Quase todos os elementos químicos naturais ocorrem em minerais. De entre estes, alguns, poucos, são elementos nativos: diamante e grafite, metais preciosos, cobre, bismuto, antimónio, arsénio e alguns mais. Só alguns destes são abundantes na crosta terrestre sob a forma nativa (sem se combinarem com outros elementos), pelo que a tabela periódica teve de esperar pelo estudo químico dos minerais, com a decomposição dos mesmos nos seus elementos constituintes. Este processo foi lento e desigual, deixando alguns elementos por descobrir (ou extrair) durante longo tempo. Isto levou a um dos factos mais notáveis no desenvolvimento do conceito da Tabela Periódica, principalmente devido a Dimitri Mendeleev: este autor deixou posições vazias na Tabela, prevendo que os seus ocupantes viriam a ser descobertos posteriormente (germânio, gálio e escândio, entre outros, descobertos em argyrodite, esfalerite e gadolinite, respetivamente).

No Ano Internacional da Tabela Periódica, as conferências da Feira não deixarão de contar algumas destas apaixonantes histórias.

6 dezembro – 16.00h
Tabela Periódica: a obra-prima de Dimitri Mendeleev
Orador: Professora Maria José Lourenço
(Ciências ULisboa/Departamento de Química e Bioquimica)

7 dezembro – 16.00h
Minerais, Elementos e a Tabela Periódica
Orador: Professor Fernando J.A.S. Barriga
(Ciências ULisboa/IDL)

8 dezembro – 16.00h
O silício na Mineralogia
Orador: Professor A.M. Galopim de Carvalho
(Ciências ULisboa/Museus)

LABORATÓRIOS (Espaço Feira):

» 5 a 8 dezembro - das 11h00 às 18h00

Laboratório de Minerais e Rochas

Atividade de divulgação em ciência e tecnologia, com a participação do Ciência Viva do Lousal - Mina de Ciência e Clube Português de Mineralogia

ATIVIDADES NO MUSEU

» 7 dezembro (das 11h30 às 13h00)

"De que é feito o Mundo? Vamos jogar com a Tabela Periódica"

Experiências divertidas para famílias com crianças a partir dos 6 anos

Atividade gratuita mediante inscrição para geral@museus.ulisboa.pt

Conheça o programa completo aqui.

Entrada livre na Feira dos Minerais