Gago Coutinho e a Escola Politécnica

Em 2019, comemora-se os 150 anos do nascimento de Gago Coutinho

Coleção:

No ano em que se comemoram os 150 anos do nascimento de Carlos Viegas de Gago Coutinho e os 60 da sua morte, o MUHNAC apresenta como objeto do mês, o 13º livro de Matrículas e Exames da Escola Politécnica de Lisboa, onde consta a matrícula e os resultados dos exames de Gago Coutinho.

Carlos Viegas Gago Coutinho nasceu a 17 de Fevereiro de 1869 em Lisboa. Desde cedo mostrou vontade de realizar um curso de Engenharia na Europa, mas, a falta de recursos materiais, impediu o pai de lhe satisfazer esse desejo. Assim, aos 16 anos e após terminar o Liceu, matriculou-se na Escola Politécnica (1885), com o objetivo de preparar a sua entrada na Escola Naval.

Este livro contém a sua matrícula nas então designadas: primeira cadeira (Álgebra elementar e geometria, em que obteve a classificação de 14 valores), quinta cadeira (Física experimental e matemática, classificação de 11 valores) e 1º ano de desenho (classificação de 15 valores). Gago Coutinho inscreveu-se também na 2ª cadeira (álgebra transcendente, geometria plana e 3D, cálculo diferencial e integral), 6ª cadeira (química geral) e 10º Cadeira (economia política).

Apesar de internacionalmente conhecido pela 1ª travessia aérea do Atlântico Sul, realizada com Sacadura Cabral em 1922, Gago Coutinho foi também oficial de marinha, geógrafo e historiador. A sua paixão foi, a atividade de geógrafo, que viveu intensamente no campo durante cerca de 20 anos, em trabalhos geodésicos, cartográficos e de delimitação de fronteiras. Morreu um dia após completar os noventa anos a 18 de fevereiro de 1959.

Livro de registo de matrículas e exames nº13
Fundo Escola Politécnica de Lisboa