Peixe-Boi

Exposição de Henrique Neves

17 de Janeiro de 2020 a 1 de Março de 2020

Sala Azul

Peixe-Boi é uma exposição de arte contemporânea que parte de um artefacto da Viagem Philosophica de Alexandre Rodrigues Ferreira para criar pinturas e desenhos sobre tecidos. Os trabalhos são reflexões e respostas do artista aos materiais, padrões, cores e aura do artefacto.

A imagem / objeto provém, idealmente, do espólio do Museu Nacional de História Natural. Os trabalhos têm escala relativamente grande e uma presença uqase arquitectónica / cenográfica. Materializam-se em pinturas bidimensionais e tridimensionais que usam tintas, dobras, cortes e costura sobre têxteis reutilizados.

A exposição faz-se no corredor do primeiro andar juntamente com o artefacto ou uma reprodução do mesmo. Peixe-Boi é um interface entre artes visuais e ciências, um híbrido de tempos e vivências diversas.

Curadoria: Sofia Marçal

Exposição de Arte e Ciência