Os Tentilhões de Darwin

A 12 de fevereiro celebra-se o "dia de Darwin"

Coleção:

A 12 de fevereiro celebra-se em todo o mundo o "dia de Darwin". Neste dia comemora-se a vida e a obra científica deste que é considerado o pai da "Teoria da Evolução".

Foi durante a famosa viagem no navio Beagle e na sua estadia nas ilhas Galápagos que Darwin fez as observações que o conduziram a escrever "A origem das espécies".

Uma das observações que ajudaram Darwin a obter evidências para a sua teoria da evolução e a solidificar a sua ideia de seleção natural foram os tentilhões das ilhas Galápagos.

Durante a sua expedição pelas ilhas, Darwin notou que diferentes tipos de tentilhões tinham bicos de tamanhos e formatos variados, adaptados a diferentes tipos de alimentação nos diferentes nichos ecológicos que ocupavam nas ilhas Galápagos.

A este processo chama-se Radiação Adaptativa, um fenómeno evolutivo pelo qual se formam várias espécies num curto período de tempo, a partir da mesma espécie ancestral. A partir desta separam-se diversos grupos, ocupando simultaneamente vários nichos ecológicos livres e dando eventualmente origem a várias espécies diferentes.

Nos exemplares que se encontram em exposição no átrio do Museu podem-se observar vários espécimes da coleção do MUHNAC de espécies de aves diferentes, que exemplificam bicos com adaptações a diversos tipos de alimento.