I Seminário Nacional de Conservação de Coleções Científicas em destaque na "Conservar Património"

Volume 33 da revista dedicado ao Seminário que se realizou no Museu

Em junho de 2018, o MUHNAC organizou o I Seminário Nacional dedicado à conservação de coleções científicas ,contando com a participação de várias instituições e profissionais ligados ao património científico e à conservação e restauro. Deste seminário, resultou a publicação recentemente de um volume especial na revista Conservar Património (33) da Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal.

O volume inclui os artigos de Maria Almeida, Clarisse Mendes e Carmen Fernández, sobre o plano de valorização do património cultural da Escola Secundária Sebastião e Silva; Conceição Casanova e Maria Romeiras, sobre o património científico do Instituto de Investigação Científica Tropical; Manuel Lemos e Isabel Tissot, com uma reflexão sobre os desafios da conservação de objetos científicos e tecnológicos e, Catarina Teixeira, David Whaterhouse, Laura Moura e Pedro Andrade, sobre a abordagem de conservação adotada na exposição de um rinoceronte taxidermizado.

O volume contou ainda com a organização editorial de Marta Lourenço, diretora do MUHNAC, encontrando-se o mesmo disponível online no link: http://revista.arp.org.pt/pdf/33.pdf

 

Conservar Património é uma revista com revisão por pares, de acesso livre, indexada nas bases bibliométricas Scopus e Web of Science, e é publicada pela ARP. Em 2018 a revista obteve o indicador 0.45 (percentil 70) na CiteScore, e encontra-se no Q1 para a Conservação e Museologia da Scimago SJR. A revista é quadrimestral desde Junho de 2018. O acesso é gratuito para leitores e autores e o copyright é retido pelo(s) autor(es).

http://revista.arp.org.pt