Da Terra ao Céu: Uma Conversa sobre Cogumelos

Quinta, 10 Setembro, 2020 - 18:00 a 19:30
Claustro | Museu Nacional de História Natural e da Ciência

SOBRE A CONVERSA

Da Terra ao Céu é uma conversa sobre cogumelos organizada no âmbito da exposição Desvio, de Sofia Arez, com João Taborda da Gama, Pedro Teixeira e Luigi Pintarelli e moderação de Sofia Marçal. Vamos, em conjunto, versar, virar-nos para esses seres vivos que nos passam despercebidos, mas cuja presença é tão importante ao ecossistema. Um encontro de olhares diversos sobre o colorido legado cultural dos fungos - do design à sustentabilidade, da saúde à beleza - bem como a promessa que oferecem de reimaginar a nossa relação com o planeta e com a vida.

O que nos dizem as leis e os tribunais sobre cogumelos diz-nos muito sobre o que pensamos sobre os cogumelos, mas as leis que não temos são ainda melhor espelho do nosso esquecimento. Os cogumelos são sobretudo metáfora nos debates parlamentares, na conversa da feitura das leis, onde tudo o que é mau pulula como cogumelo. São metáforas que contrastam com a frieza dos tribunais quando condenam por posse ou produção de cogumelos mágicos, ou quando declaram a falência de uma fábrica de cogumelos, frieza cortada apenas pelas ameaças de uma stalker à sua vítima – “já não há cogumelos milagrosos. Fdp” – ou por aquele contribuinte que não declarou os rendimentos das vendas de cogumelos, mas também não indicou qualquer custo, talvez porque os forrageasse. É sobre o micélio jurídico que João Taborda da Gama vai falar.

As propriedades dos cogumelos para melhorar a saúde são praticamente desconhecidas do público, embora sejam usados para tal há milhares de anos. Os cogumelos (os fungos em geral) também não são um tema comum em palestras de nutrição, exceto para assinalar que alguns são venenosos. Contudo, a sua riqueza em fitonutrientes é tal que é válida a esperança que possam ter propriedades anticancerígenas, cardioprotetoras e anti-inflamatórias, entre outras. E há depois os cogumelos mágicos. Atuam apenas na mente, reduzem a depressão e a ansiedade, e causam viagens ditas psicadélicas que tanto assustam como atraem. O Pedro Teixeira vai falar destes temas.

Os cogumelos na culinária. Paises micófagos e países micófobos. Mitos e crenças acerca da comestibilidade/toxicidade. Diferenças culturais; perspetiva rural e perspetiva urbana. Cogumelos de cultivo e cogumelos silvestres. O comércio de cogumelos e os seus paradoxos. Possíveis perigos da apanha de cogumelos para fins comerciais. Apanha de cogumelos em Portugal. A aventura de abrir um restaurante de cogumelos em Lisboa. Estes serão os principais temas do Luigi Pintarelli.

SOBRE OS ORADORES

João Taborda da Gama é advogado e tem trabalhado sobre a regulação de substâncias controladas e de algumas plantas descontroladas.

Pedro Teixeira é professor de nutrição, exercício e saúde na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa e gosta de investigar cogumelos e outras substâncias psicadélicas.

Luigi Pintarelli, um italiano bem-humorado, estudou humanísticas e dedicou-se ao restauro de películas cinematográficas em Bologna. Foi responsável pelo laboratório de restauro da Cinemateca Portuguesa entre 1998 e 2013 até abrir um espaço de restauração exclusivamente dedicado aos cogumelos.

SOBRE A MESA

Depois da teoria e do bla, bla, bla, aula prática e nham, nham, nham: degustação de cogumelos em seis momentos, talvez sete, pela exorbitante quantia de 20 euros, das 20:00 às 23:00 no Santa Clara dos Cogumelos - Restaurante Micológico (R.S.V.P. 913 043 302).

Mais informações sobre a exposição em: www.museus.ulisboa.pt/desvio