A Botânica e a Geologia do Natal

Porto

Sábado, 5 Dezembro, 2020 - 14:00 a 15:30
PORTO | Jardim da Cordoaria
Seja nas ruas ou nas nossas casas, a decoração de Inverno e de Natal está cheia de elementos botânicos e geológicos… Os símbolos e ingredientes que usamos na comida e bebidas do Natal desempenham um papel importante nesta quadra …. Nesta visita, vamos explorar o significado de muita da diversidade biológica e geológica associada a esta época do ano, fazendo referência à cidade do Porto e às suas ricas coleções de história natural.

Através de um percurso pelo Jardim da Cordoaria e arredores, com o auxílio de lupas, vamos descobrir estes elementos nos locais onde surgem e ao mesmo tempo revelar algumas curiosidades e mitos a eles associados. Vamos ainda interpretar as prendas dos Reis Magos no contexto da geologia, paleontologia e botânica da região da Palestina bem como explorar alguns fósseis botânicos de ancestrais do tradicional pinheiro de Natal. Veremos como espécimes como os mantidos nas coleções Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto carregam histórias ricas e são usados em pesquisas sobre a ciência e a cultura dos símbolos e elementos de Natal.

Parceiro: Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto
Dinamizadores: Cristiana Vieira, Helena Hespanhol e João Muchagata
Ponto de encontro: Polo Central do Museu de História Natural e da Ciência  - Edifício Histórico da Reitoria da Universidade do Porto (ao Jardim da Cordoaria) | Campo dos Mártires da Pátria, 81. 4050-368 Porto

Atividade gratuita mediante inscrição – lotação máxima de 5 pessoas.

Informações e inscrições: info@mhnc.up.pt

Conheça a Programação do MUHNAC de outubro a dezembro aqui.