MUHNAC apoia a valorização do património da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Recentemente, a Universidade de Lisboa valorizou e tornou acessível uma importantíssima coleção histórico-científica. Trata-se do património do Laboratório de Fonética da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, dirigido por Raquel Delgado Martins, e cujos descendentes diretos são Laboratório de Fonética e Fonologia (CLUL/FLUL) e o Baby Lab.

O núcleo museológico tem design de Nuno Gusmão (P06), foi montado em 29 de Outubro e 6 de Novembro de 2020 e pode agora ser visitado na Faculdade.

Dada a importância do património em causa, a valorização do núcleo mobilizou uma vasta equipa e várias instituições, sob coordenação da Professora Sónia Frota (FLUL). O MUHNAC apoiou entusiasticamente desde o princípio, sobretudo no trabalho de inventário e conservação. Os alunos da cadeira de 'Museus, Coleções e História da Ciência' (Mestrado em História e Filosofia das Ciências da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa) do ano letivo de 2018/2019 fizeram ensaios sobre os objetos da coleção. Andreia Marçal, voluntária do Museu, inventariou, fotografou e reacondicionou detalhadamente cada uma das peças.

Merece definitivamente uma visita. A Faculdade de Letras está de parabéns!

Video gentilmente cedido pela professora Sónia Frota, Laboratório de Fonética e Fonologia (CLUL/FLUL) e Baby Lab, https://youtu.be/tkHmLuAlsI4