JAZIDA DE CARENQUE

Atualização do processo de Providência Cautela

Fonte: Facebook Professor Galopim de Carvalho

Boas notícias sobre o Processo de Providência Cautelar para proteção da jazida de pegadas de dinossauros de Pego Longo (Carenque).

Através do Professor Galopim de Carvalho, tivemos conhecimento que o Tribunal Administrativo e Fiscal de Sintra, emitiu um despacho a ordenar a Câmara Municipal e ao Instituto de Conservação da Natureza, para efetuarem uma vistoria ao local e levantamento da situação atual da área, com suporte fotográfico. Desde modo haverá prova documental do estado de abandono da jazida.

O tema da Jazida de Carenque remonta aos anos 90, durante a direção do Professor Galopim. Na altura, o Museu envolveu-se entusiasticamente na divulgação e preservação deste local. A jazida tem cerca de 95 milhões de anos (Cretácio) e consiste num conjunto de cerca de duas centenas de pegadas. Destas, as mais excecionais são atribuídas a um dinossáurio bípede e organizam-se num trilho com 132 metros de comprimento.

Recentemente, múltiplas vozes, incluindo a do Prof. Galopim de Carvalho, se levantaram contra o estado de conservação da jazida e apelando à sua valorização, interpretação e acesso ao público.

Saiba mais sobre a Jazida e sobre o processo para a sua preservação através da conversa entre o Professor Galopim de Carvalho, Marta Lourenço, Diretora do MUHNAC e Judite Alves, Subdiretora do MUHNAC.