Frascos das vacinas contra a COVID-19 incorporados nas coleções do MUHNAC

Objetos vão integrar uma nova exposição

Foram recentemente incorporados, na coleção do MUHNAC os frascos das vacinas para a COVID-19 administradas em Portugal. Estes frascos continham das primeiras vacinas administradas no Centro de Vacinação COVID-19, instalado no Antigo Picadeiro do Colégio dos Nobres, organizado pela Câmara Municipal de Lisboa e a Junta de Freguesia de Santo António.

No último ano e à semelhança de outros Museus Europeus, também o MUHNAC tem estado a recolher testemunhos materiais e imateriais (histórias, memórias, práticas) associados ao tempo que vivemos. Com a chegada da Pandemia SARS-COV-2 (COVID 19) as várias escolas da Universidade de Lisboa, reuniram todos os esforços no combate ao vírus. Organização de um Hospital de Campanha no Estádio Universitário, criação de viseiras, criação de zaragatoas e álcool gel, realização de testes à COVID-19 e Testes Serológicos, desenvolvimento de novas plataformas de partilha de informação e teletrabalho, entre outros, estão a ser identificados por uma equipa do MUHNAC.

Todos estes testemunhos estão a ser inseridos nas coleções do MUHNAC e futuramente será desenvolvida uma exposição.