As Coleções de História Natural e as Listas Vermelhas

Objeto do mês de julho de 2021

© ULisboa/MUHNAC, Roberto Keller. Exemplares da Coleção de Insetos | Proveniência: Coleções de Zoologia e Antropologia do MUHNAC - ULisboa

Coleção: 

A Lista Vermelha da UICN é um projeto criado em 1963 pela UICN-União Internacional para a Conservação da Natureza e constitui um inventário detalhado sobre o risco de extinção das espécies, tendo como objetivo último potenciar o desenvolvimento de ações de conservação da biodiversidade.

Para a correta avaliação do risco de extinção de uma espécie, é fundamental dispor de informação atualizada sobre a sua distribuição, bem como sobre a abundância das suas populações e as tendências populacionais.

Resultado de vários anos de recolha e de investigação, as coleções de história natural do MUHNAC representam uma fonte de informação extensa e organizada sobre a biodiversidade de Portugal. Constituem, por isso, um recurso fundamental para a elaboração e revisão das Listas Vermelhas nacionais.

Em Portugal, a elaboração das Listas Vermelhas nacionais é da responsabilidade do ICNF.IP - Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, tendo sido recentemente concluída a Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental e estando em curso a elaboração da primeira  Lista Vermelha de Invertebrados Terrestres e de Água Doce de Portugal Continental e a revisão da Lista Vermelha dos Mamíferos de Portugal Continental, e da Lista Vermelha dos Peixes Dulciaquícolas e Diádromos* de Portugal Continental.

Este mês, mostramos exemplares de gafanhotos (Orthoptera), libélulas e libelinhas (Odonata) e borboletas (Lepidoptera). Estes espécimes, junto com milhares de outros espécimes pertencentes a vários grupos de insetos, foram estudados para elaborar a Lista Vermelha de Invertebrados Terrestres e de Água Doce de Portugal Continental.

* Peixes dulçaquícolas são os peixes que habitam a água doce, ou seja, os rios e albufeiras; peixes diádromos são os peixes migradores, que passam parte do seu ciclo de vida no meio dulçaquícola e parte no meio marinho.

 

English version