Seminário de Cultura Material da Ciência

O Modelo 3D do Jardim Botânico Tropical, Universidade de Lisboa

Segunda, 26 Julho, 2021 - 16:00 a 17:00
Em direto no YouTube do MUHNAC
Seminário de Cultura Material da Ciência, com Paula Redweik e Susana Reis| Dep. Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia (DEGGE)/ Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL)
Moderação: Marta Lourenço | Diretora do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, Universidade de Lisboa

Sinopse

O Jardim Botânico Tropical (JBT) da Universidade de Lisboa (ULisboa) encontra-se situado numa zona de excelência da cidade de Lisboa, adjacente ao Mosteiro dos Jerónimos e à Torre de Belém, dois dos monumentos mais visitados no país. Para além da importante coleção botânica, com cerca de 600 espécies vivas de várias regiões do mundo, o Jardim alberga também um conjunto de edifícios e estátuas com relevância histórica.  De modo a enriquecer a visita do turista, no local ou em casa, encontra-se em elaboração um Modelo 3D do JBT, o JBT3D. Este Modelo será constituído pelos objetos relevantes existentes no Jardim, que permitem o reconhecimento e a orientação no Jardim, e por informação histórica e botânica associada a cada objeto, acessível por consulta interativa. Como surgiu esta ideia e como tem sido desenvolvida são os principais temas que convidamos a descobrir.

Sessão em Português

Nota Biográfica

Paula Redweik é Professora do Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Doutorada em Engenharia Geográfica, especializou-se em Fotogrametria e os seus interesses científicos focam-se nas técnicas de modelação 3D para fins cartográficos, geomorfológicos e de conservação e disseminação do património cultural e natural.

Susana Reis é finalista do Mestrado em Sistemas de Informação Geográfica do DEGGE (FCUL) e encontra-se a realizar a dissertação “Modelação geométrica e semântica de um jardim botânico: o caso do Jardim Botânico Tropical em Belém”. Licenciada em Biologia, os seus principais interesses são as tecnologias e as aplicações dos Sistemas de Informação Geográfica para a divulgação e gestão do património cultural e natural.

Assista em direto no YouTube do MUNHAC.

Conheça a Programação do MUHNAC aqui

EM PARCERIA COM