MUHNAC – ULISBOA coordena consórcio para a realização da Noite Europeia dos Investigadores

Ciência para o Clima (SCICLI - Science for Climate) é o mote para a realização de mais uma edição da Noite Europeia dos Investigadores.

A Universidade de Lisboa, através do Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC), coordena o consórcio nacional que assegura a Noite Europeia dos Investigadores 2021 (NEI 2021) em Portugal, sob o tema Ciência para o Clima (SCICLI – Science for Climate). A iniciativa decorrerá no dia 24 de setembro, entre as 16h00 e as 23h00, com um programa online nacional e atividades locais em Lisboa, Braga, Coimbra e Évora.

O tema da Noite Europeia dos Investigadores 2021 em Portugal está alinhado com o Pacto Ecológico Europeu que propõe que o impacto no clima seja neutro até 2050, através da promoção de iniciativas que protegem o meio ambiente e impulsionam a economia verde, reduzindo a poluição.

A proposta SCICLI para a NEI 2021 irá basear-se nas dimensões social, económica e ambiental para a sustentabilidade, promovendo a relevância da ciência e da investigação para contribuírem para a neutralidade climática no futuro. SCICLI incluirá grandes segmentos da comunidade científica no envolvimento do público e na comunicação de ciência durante o evento NEI e atividades preparatórias.

O projeto SCICLI NEI2021 é destinado a todas as faixas etárias, com foco especial nos jovens, sendo os mais pressionados para se adaptarem às consequências das alterações globais nas próximas décadas, encorajando-os a contribuir ativamente com soluções através da escolha de carreiras científicas. ​

O consórcio do projeto europeu inclui como parceiros o Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, a  Nova School of Sciences and Technology da Universidade Nova de Lisboa, o Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, a Câmara Municipal de Lisboa, a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, a Escola de Ciências da Universidade do Minho, International Nanotechnology Laboratory (INL), a Universidade de Évora e a Universidade de Coimbra.

Fique a par de todas as novidades sobre a NEI em: noitedosinvestigaores.org e nas redes sociais do evento.