Arquivo fotográfico do IICT em destaque no documentário "Visões do Império"

Doc

Depois de ser apresentado no DocLisboa no principio deste ano, vai estrear nas salas de cinema portuguesas, a 15 de julho de 2021, o documentário “Visões do Império” de Joana Pontes e com a participação de Filipa Lowndes Vicente e Miguel Bandeira Jerónimo.

Visões do Império é uma viagem coletiva ao passado colonial através de uma seleção de fotografias do império português, dos finais do séc. XIX até à Revolução de Abril de 1974.

As reflexões suscitadas pela revisitação de fotografias da infância da realizadora em Angola são o fio condutor de uma procura de contextos e sentidos sobre a documentação fotográfica do império colonial português.

Este documentário, reflete, entre outros arquivos portugueses, sobre o arquivo fotográfico do Instituto de Investigação Científica Tropical, hoje em dia integrado na Universidade de Lisboa. Trata-se de um arquivo focado nas missões científicas levadas a cabo pela Junta de Investigações do Ultramar desde finais do séc. XIX e que se desenvolveu durante a política do Estado Novo, como modo de reafirmar as possessões ultramarinas e fomentar o desenvolvimento e exploração de recursos naturais e humanos desses territórios.

Quer pela qualidade do trabalho documental a que Joana Pontes já nos habituou, quer pela abordagem às nossas coleções, é um filme a não perder.

https://vimeo.com/441387838

No âmbito deste documentário, Joana Pontes e Miguel Bandeira Jerónimo organizaram também uma exposição homónima no Padrão dos Descobrimentos, onde algumas fotografias e objetos das coleções do IICT estão presentes, através da curadoria de Catarina Mateus, a conservadora e curadora de coleções de fotografia do MUHNAC. A visitar até finais de dezembro de 2021.

https://padraodosdescobrimentos.pt/evento/visoes-do-imperio/

https://padraodosdescobrimentos.pt/wp-content/uploads/2021/06/Folha-de-sala-Visoes-do-Imperio.pdf