Pandemia

The New Art Fest' 21

16 de Julho de 2021 a 30 de Setembro de 2021

Exposição de Daniella Lucato, Daria Milyurkhina, Anton Solsulnikov, Fabrizio de Potestad, João Bacelar, João Moita, Jonas Runa, Kristina Petuknica, Nanad Nedelijkov, Regina Frank, Robert B. Lisek, Robert Jarvis e Sam Heidt.

Produção de Ocupart.

"O Museu do nosso tempo tem como desafio proporcionar a convivência de várias sensibilidades culturais potenciadoras de conhecimento. Assim como promover o cruzamento de opiniões necessárias para um público sintonizado com a contemporaneidade e determinante na ligação do museu com a sociedade. Nesse sentido, o Museu Nacional de História Natural e da Ciência realiza a exposição Pandemia integrada no The New Art Fest’20/21 em parceria com a Ocupart.

A inquietude em que se vive neste tempo de pandemia, o isolamento forçado e o silêncio que se confunde com a incerteza e o medo, proporcionaram a doze artistas audiovisuais internacionais e portugueses, o pretexto para a realização destes projectos de arte multimédia, que se expandem espacialmente pelas salas de exposição, corredores e átrio do museu.

Este é um momento de clausura não só espiritual, mas também vivencial. Tempos bizarros perspetivados numa constante presença/ausência. Estes trabalhos abordam esta temática em permanente diálogo com o vírus pandémico. Podemos confrontar esta amplificação dos campos expandidos, das hibridizações e das contaminações, com a tecnologia e novos materiais que se encontram na arte contemporânea.

O museu como lugar desconstruído, onde a apropriação do espaço para a realização de exposições inseridas nos limites da linguagem tecnologia contribuem para os visitantes contactarem com uma temática distinta à do museu.  Proporcionando a descoberta para novas abordagens artísticas e consequentemente promover a culturalização.

Sofia Marçal"

Exposição de Arte e Ciência