Dia Nacional da Cultura Científica

Nov
24
Nov/24 11:00 - Nov/24 17:00
Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Programa de atividades presenciais gratuitas

Quando: 
Quarta, 24 Novembro, 2021 - 11:00 a 17:00
Onde: 
Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Dia 24 de novembro comemoramos o Dia Nacional da Cultura Científica, com um programa de atividades presenciais gratuitas no Museu Nacional de História Natural e da Ciência.
Um dia que tem como objetivo homenagear o professor, poeta, historiador e divulgador de ciência, Rómulo de Carvalho (nascido a 24 de novembro de 1906).

PROGRAMA

11h00 - Visita orientada ao Laboratorio Chimico
A história e evolução ao longo do tempo do Laboratorio Chimico e a sua relevância para a História da Química e do Ensino, particularmente em Portugal.
 

11h30 - Visita orientada à Exposição Moranças – Habitats tradicionais da Guiné Bissau
As imagens captadas na Missão de Estudos do Habitat Nativo da Guiné (1959-1960) foram além do simples registo documental, demonstrando um enorme domínio no uso da fotografia, do desenho e revelando as profundas impressões que esta viagem deixou aos investigadores que a conduziram.


12h00 - Calcular com Círculos de proporção
Como se efetuavam os cálculos antes de existirem as calculadoras atuais? desafiamos a realizá-los com um modelo do instrumento que funciona desde o séc. XVII, exposto na Mostra Na intimidade dos números: tecnologias emergentes entre Londres e Lisboa.


15h00 - Visita orientada à Exposição ENTRE DINOSSÁURIOS
A partir da investigação realizada no Museu, a exposição apresenta trabalhos de escavação, de preparação laboratorial e de identificação de fósseis de Allosaurus encontrados na jazida de Andrés (Pombal). Os diferentes fósseis e sedimentos ali encontrados revelam-nos como era o ecossistema nesse local há 150 milhões de anos.
 

15h30 - Visita orientada à Exposição SPECERE
A diversidade das coleções de História Natural do MUHNAC e do IICT, resultante de dezenas de anos de investigação e que hoje constitui uma fonte inesgotável para estudos futuros.
 

16h00 - Visita orientada à Exposição Minerais: Identificar, Classificar
Visita à Exposição de Mineralogia: identificar e classificar ao longo dos tempos.

 

16h00 - Visita orientada à Exposição Variações Naturais (CANCELADO)
Visita à Exposição Variações Naturais, seguida de Conversa com especialistas e moderada por Cristina Branquinho, Comissária da Exposição, sobre "Mar e Estuário: quanto abrigam?" (sujeita a mínimo de inscrição até dia 23 nov).

 

 

Preço: atividades e acesso ao Museu gratuitos

Lotação mínima: 5
Lotação máxima: 15

Inscrição prévia: sim
geral@museus.ulisboa.pt | 213 921 808


Cartaz do programa aqui.