Seminário de Cultura Material da Ciência

Dez
Dez/27 17:00 - Dez/27 18:00
Em direto no YouTube do MUHNAC

Imagens de Poder: animais exóticos na cultura da corte em Portugal no Renascimento

Segunda, 27 Dezembro, 2021 - 17:00 a 18:00
Em direto no YouTube do MUHNAC
Seminário de Cultura Material da Ciência, com Catarina Simões | Museu Nacional de História Natural e da Ciência
Moderação: Marta Lourenço | Diretora do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, Universidade de Lisboa

SINOPSE

Nos séculos XV e XVI, a exploração da costa africana e o estabelecimento de rotas marítimas diretas entre a Europa, a Ásia e a América possibilitaram aos europeus o contacto com culturas e realidades naturais novas e diferentes, e conduziram a um incremento do consumo de mercadorias e produtos extraeuropeus na Europa. Entre as mercadorias de origem natural que eram importadas contavam-se animais exóticos vivos bem como os seus subprodutos, que eram essenciais para o contacto europeu com a natureza extraeuropeia. O envolvimento da Coroa portuguesa no processo da Expansão garantia-lhe um acesso privilegiado a estes animais, que os monarcas de Avis depressa incorporaram nas suas estratégias de propaganda política e na construção das suas imagens de poder pessoal e dinástico. Estes animais eram mantidos em ménageries reais e exibidos em cerimónias públicas, onde funcionavam como símbolos de poder imperial e monárquico; e circulando entre diversas cortes sob a forma de presentes, mediavam relações diplomáticas e políticas entre soberanos. Nesta apresentação pretendemos analisar a utilização política destes animais por parte dos monarcas portugueses da dinastia de Avis à luz das múltiplas funções que desempenhavam e dos diversos significados que encerravam na Europa deste período.

NOTA BIOGRÁFICA

Catarina Simões é doutorada em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com uma uma tese sobre animais extraeuropeus na corte portuguesa no Renascimento. É investigadora do CHAM – Centro de Humanidades, e bolseira de investigação no Museu Nacional de História Natural e da Ciência. Interessa-se por propaganda e produção de conhecimento sobre a natureza extraeuropeia em contexto imperial.

Assista em direto no YouTube do MUNHAC.

Conheça a Programação do MUHNAC aqui

EM PARCERIA COM