Visita orientada à exposição "Bioinspiração: a cor dos insetos na base da inovação"

Jun/29 15:00 - Jun/29 16:00
Sala Azul | Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Visita orientada com os curadores da exposição

Quarta, 29 Junho, 2022 - 15:00 a 16:00
Sala Azul | Museu Nacional de História Natural e da Ciência

De que forma os insetos podem contribuir como bioinspiração, para o desenvolvimento de materiais?

Venha descobrir na visita guiada à exposição “Bioinspiração: a cor dos insetos na base da inovação”. Esta exposição sobre cor e luz, incide sobre os mecanismos de cor estrutural dos insetos como bioinspiração para o desenvolvimento de materiais derivados de celulose, tais como nanocristais de celulose, que visam aproximar os efeitos visuais observados nos insetos.

A exposição resulta do trabalho desenvolvido no âmbito do projeto NanoCell2Sec - Soluções sustentáveis de elementos de segurança óptica impressos derivados da cor estrutural de compósitos de nanocelulose inspirados na natureza. Uma colaboração entre o Museu Nacional de História Natural e da Ciência/CE3C da Universidade de Lisboa e a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa. Um projeto que teve como objetivo fazer a ponte entre o estudo da natureza e a inovação, através do desenvolvimento de materiais mais sustentáveis.

Inscrições:
geral@museus.ulisboa.pt | 213 921 808