Seminário de Cultura Material da Ciência

Jun/27 17:00 - Jun/27 18:00
No YouTube do MUHNAC

Efeito das alterações climáticas em espécies de briófitos unissexuais endémicos de ilhas oceânicas: determinar causas de raridade para garantir estratégias de conservação face às mudanças globais

Segunda, 27 Junho, 2022 - 17:00 a 18:00
No YouTube do MUHNAC
Seminário de Cultura Material da Ciência, Anabela Martins | Centro de Ecologia Evolução e Alterações Ambientais (cE3c) / Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC-ULisboa)

Moderação: Marta Lourenço | Museu Nacional de História Natural e da Ciência, Universidade de Lisboa

SINOPSE

As alterações climáticas, particularmente o decréscimo da precipitação, representam uma grande ameaça para as plantas e suas comunidades. Espécies unissexuais (dióicas) são vulneráveis às mudanças climáticas, uma vez que frequentemente exibem segregação espacial dos sexos, reforçada pela especialização fisiológica e morfológica dos sexos em diferentes habitats.

Neste seminário serão apresentados os principais objetivos do estudo que está a ser desenvolvido na Macaronésia (Canárias e Madeira) e na região de Sintra, visando identificar as variáveis ambientais que podem influenciar essa segregação para diferentes cenários climáticos.

NOTA BIOGRÁFICA
Anabela Martins, aluna de doutoramento do programa doutoral em Biodiversidade, Genética e Evolução (BIODIV) da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, mestre em Engenharia do Ambiente pelo Instituto Superior Técnico. Está a desenvolver parte do seu trabalho de investigação no MUHNAC, mais especificamente no Departamento de Botânica, para estudo da Coleção de briófitos do herbário LISU, e sob a orientação de Manuela Sim-Sim, professora e investigadora da Faculdade de Ciências ULisboa.

Assista no YouTube do MUNHAC.

Conheça a Programação do MUHNAC aqui

EM PARCERIA COM