Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios de Ourém / Torres Novas

MUHNAC-ULisboa apoia desígnio de Professor Galopim de Carvalho para tornar Jazida de Pegadas de Dinossáurios de Ourém / Torres Novas em projeto com impacto internacional.

Professor Galopim de Carvalho na Jazida com pegadas de dinossáurios da Pedreira do Galinha, em 1994. Imagem cedida pelo Professor Galopim de Carvalho

Em 1994, membros da Sociedade Torrejana de Espeleologia e Arqueologia identificaram pegadas de dinossáurios na pedreira da empresa A.F. Galinha S.A., situada a 10 km de Fátima.

Na altura, sob a direção do Professor Galopim de Carvalho, o Museu Nacional de História Natural (MNHN) envolveu-se nos estudos científicos deste local e verificou-se estar perante um registo paleontológico de elevada relevância, pela sua dimensão e bom estado de conservação, que contém informação importante relativa à morfologia de mãos e pés de dinossáurios saurópodes, assim como elementos relativos à sua locomoção. Estes dados levaram a que, dois anos depois (em 1996), por diligências do Museu, a Jazida com 60.000 m2 inserida no Parque Nacional das Serras de Aire e Candeeiros, fosse classificada como Monumento Natural.

A jazida data do Jurássico Médio, tendo cerca de 175 milhões de anos, e desde da descoberta dos registos, já foi percorrido um longo caminho com vista a melhorar o acesso do público, com a construção de um passadiço para visitantes, um jardim jurássico e um centro de interpretação.

Mesmo assim, dada a importância dos registos paleontológicos ali encontrados, o Professor António Galopim de Carvalho apela agora às autoridades tutelares um maior investimento no local que lhe traga a devida projeção internacional.

A Universidade de Lisboa e o seu Museu Nacional de História Natural e da Ciência apoia publicamente esta iniciativa.

Leia aqui a carta de sensibilização e apelo do Professor Galopim de Carvalho e apoie esta causa.

No próximo dia 28 de julho, às 18h00 assista no canal YouTube do MUHNAC a uma sessão CONVERSAS A PROPÓSITO DE... Monumento Natural de Ourém-Torres Novas (Pedreira do Galinha), entre o Professor Galopim de Carvalho e Marta Lourenço, Diretora do MUHNAC-ULisboa.