IX Feira da Matemática

Out
22
Out/22 10:00 - Out/22 17:00
Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Atividades dirigidas ao público geral e famílias

Quando: 
Sábado, 22 Outubro, 2022 - 10:00 a 17:00
Onde: 
Museu Nacional de História Natural e da Ciência

O Museu Nacional de História Natural e da Ciência volta a organizar a Feira da Matemática! 

Dia 21 de outubro, com um programa dirigido para o público escolar e dia 22 de outubro para público geral e famílias, a Feira da Matemática promete ser mais um evento repleto de atividades científicas, culturais e educativas, com jogos, demonstrações, palestras, entre muitas outras atividades. 
 

DESCARREGUE O PDF DO PROGRAMA AQUI.
 

22 OUT | SÁBADO | PROGRAMA PÚBLICO E GERAL E FAMÍLIAS

ATIVIDADES COM INSCRIÇÃO PRESENCIAL

 

O Cinema Estatístico!
Entre numa sala escura e desligue o telemóvel... assista a uma série de vídeos que preparámos para si acerca da importância da Estatística na Sociedade. Brevemente num Museu perto de si!
Horário: 10h30
Público-alvo: Público em geral e famílias, a partir dos 12 anos
Dinamização: Miguel de Carvalho | SPE | Universidade de Edimburgo

 

"STE(A)M #aprendizagens matemáticas com o ecossistema TI-Nspire CX II"
RoverPoly – Pequeno Livro do Tempo. Esta atividade consiste num cenário inovador de aprendizagem baseado na leitura da obra literária Pequeno Livro do Tempo, de Suzana Ramos, e no conhecido jogo do Monopoly. No RoverPoly, com recurso à tecnologia TI-Nspire CX II e TI-Innovator Hub+Rover, os alunos, em pequenos grupos, serão desafiados a responderem a questões sobre a obra literária, mobilizando e articulando os seus vários saberes: ciências, tecnologias, literatura e expressões (artística e física).
Horário: 10h15, 11h30, 14h30, 15h30
Público-alvo: Famílias com jovens entre os 8 e os 12 anos
Dinamização: Eduardo Cunha, Joaquim Pinto, Marisabel Antunes | Grupo de Trabalho T3 da Associação de Professores de Matemática

 

"STE(A)M #aprendizagens matemáticas com o ecossistema TI-Nspire CX II"
Tarefas para um cenário de aprendizagem STEAM (3ºCiclo e Ensino Secundário)
Nesta atividade os alunos, em pequenos grupos, serão convidados a desenvolver simples tarefas STEAM com programação e robótica e recurso às várias tecnologias do ecossistema TI-Nspire CX II T, em particular o interface Hub, o carrinho robotizado Rover, a placa MicroBit e o drone Tello. Em cada tarefa, procurar-se-á usar uma metodologia de “mão na massa”, em que numa primeira fase será explicitado para todo o grupo os procedimentos a realizar e de seguida lançar os alunos na exploração e realização da tarefa.
Horário: 10h15, 11h30, 14h30, 15h30
Público-alvo: Público em geral e famílias, a partir dos 12 anos
Dinamização: Eduardo Cunha, Joaquim Pinto, Marisabel Antunes | Grupo de Trabalho T3 da Associação de Professores de Matemática


Numeric[All] e 8x8
“Como aprendem os adultos matemática? O projecto europeu Numeric[All] tenta juntar as melhores abordagens museológicas de forma a auxiliar o ensino matemático a adultos. Usando o tabuleiro de xadrez(8x8) como base este projeto tentou seleccionar os melhores jogos para desenvolver e treinar competências matemáticas, lógicas e meta-cognitivas em crianças.“
Horário: 11h00
Público-alvo: Professores e formadores e público geral
Dinamização: Tiago Robalo | Associação Ludus

 

O que são Círculos Matemáticos?
Apresentação do projeto SPM Círculos Matemáticos, projeto apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian
Horário: 11h30
Público-alvo: Público em geral
Dinamização: Joana Teles | Univ. Coimbra; Jorge Nuno Silva | Univ. Lisboa & Ludus; Frederico Valsassina | Colégio Valsassina; Luís Bernardino | AE Navegador Rodrigues Soromenho, Sesimbra.

 

Prémio Nobel da Economia, da Matemática ou da Estatística?
A Matemática e a Estatística estão em todo lado! Nesta palestra vou contar a história por trás da Matemática e da Estatística associada a alguns Prémios Nobel da Economia.     
Horário: 12h30
Público-alvo: Público em geral e famílias, a partir dos 12 anos. 
Orador: Miguel de Carvalho | SPE | Universidade de Edimburgo    

 

Quem quer ser (um estatístico) milionário?
No formato do Quem Quer ser Milionário? Vem aprender connosco curiosidades na área da Estatística Ecológica respondendo a questões do género do Programa Televisivo. Não temos 50.000€ como na versão da TV, mas o saber não tem preço… Mas teremos biscoitos!"
Horário: 14h00
Público-alvo: Público em geral e famílias, a partir dos 12 anos
Dinamização: Iúri Correia | aluno de PhD da FCUL | membro CEAUL e da SPE

 

"Problemas matemáticos em aberto"
Ainda existem questões matemáticas por resolver? Qual a importância dos problemas em aberto?
Horário: 14h00
Público-alvo: Público em geral
Orador: Manuel Silva | DM FCT NOVA

 

Revisitando a Matemática no Jardim do Campo Grande
O jardim do Campo Grande foi recentemente renovado e um acordo entre a CML e a Sociedade Portuguesa de Matemática resultou na instalação de alguns elementos matemáticos: jogos de estratégia, um Quarto de Ames, um conjunto de pontes semelhantes às de Konigsberg e uma linha temporal, à escala, de eventos da história da matemática. Nesta palestra apresentaremos estes elementos, convidando o público a visitá-los.
Horário: 14h00
Público-alvo: Público em geral
Orador: Pedro Freitas | FCUL


SSI: Solha Sob Investigação (Introdução à Modelação Estatística)
Esta atividade pretende ilustrar aos participantes como podemos estimar a probabilidade de determinada espécie se encontrar presente num determinado local dependendo das condições observadas nesse mesmo local. Em geral, este tipo de questões, enquadra-se em estudos sobre biodiversidade e caracterização da distribuição da espécie no espaço (por exemplo, na costa Portuguesa). Serão usados conceitos simples de Probabilidades e Estatística e os participantes terão oportunidade de explorar computacionalmente a implementação de um modelo estatístico.
Horário: 15h00
Público-alvo: Público em geral e famílias, a partir dos 15 anos.
Dinamizador: Regina Bispo, NOVAMATH Centro de Matemática e Aplicações da FCT da UNL, Departamento de Matemática, FCT da UNL, Sociedade Portuguesa de Estatística

 

Apresentação do livro "Tratado de Prática Darismética" (1519), de Gaspar Nicolas
Horário: 15h00
Público-alvo: Público em geral
Orador: Jorge Nuno Silva e Pedro Freitas | Associação Ludus

 

Martin Gardner - o que é e o que deve ser a divulgação matemática
Horário: 15h30
Público-alvo: Público em geral
Orador: Jorge Nuno Silva | Associação Ludus

 

Circo Matemático
“Neste espetáculo de circo pouco vulgar, os animais são bi-dimensionais e dão direito a prémio, os trapezistas vêm da própria audiência e os mágicos usam a matemática mascarada de cosmopsicobiologia para iludir.“
Horário: 15h30
Público-alvo: Público em geral e famílias
Dinamização: Tiago Hirth | Associação Ludus
 

ATIVIDADES EM CONTÍNUO - 10h às 16h30

 

Geometria Divertida
Neste workshop vão ser dadas indicações para construir vários poliedros e polígonos, utilizando materiais e técnicas não muito usuais, e os participantes são convidados a descobrir a matemática escondida em balões de modelagem, cartolinas, fios, colas e folhas coloridas. Com estes materiais, através de dobragens e algum engenho, a geometria vai-se concretizando entre as mãos dos participantes.
Dinamização: Marília Pires e Maria da Graça Marques, Universidade do Algarve


Origami 
A dobragem de papel é uma atividade que é tanto recreativa como educativa. Podemos construir modelos cheios de cor e de movimento a partir da dobragem de papel, apenas para nosso divertimento, mas também nos podem ensinar Matemática.
Dinamização: Ilda Rafael e Anabela Gaio | Ludus | APM


Vem experimentar os Círculos Matemáticos 
Escolas do projeto Círculos Matemáticos SPM, projeto apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, desenvolvem atividades, tendo como monitores alunos participantes
Dinamização: Alunos participantes no projeto | Escolas do projeto Círculos Matemáticos SPM
 

Atividades do DM FCT NOVA & ClubeMath
O desafio de Konigsberg: Descobre se é possível atravessar todas as pontes sem repetir nenhuma!

Matemática aos saltos: Sabias que para fazer certos "exercícios" de matemática, além de usares a cabeça, também podes usar os pés?

O circuito das capitais: Encontrar o percurso mais curto que passe uma única vez por cada cidade de uma certa zona é um problema muito relevante na distribuição de produtos, no reposicionamento de telescópios espaciais ou mesmo no mapa do genoma humano. Apesar deste problema estar a ser investigado desde os anos 50, o seu estudo não está concluído. A sua importância é tal que há um prémio de 1 milhão de dólares para quem conseguir produzir um algoritmo muito eficiente. Queres descobrir o melhor percurso para visitar todas as capitais da Europa?
Dinamização: Maria do Céu Soares e Dora Gomes | DM FCT NOVA
 

Atividades do Núcleo de Matemática da FCT NOVA
Jenga Matemático: És bom com as peças do jenga mas também adoras matemática? Então vem tentar manter esta torre de pé enquanto aprendes um pouco mais sobre números, operações, problemas e desafios!

SuperTMatik: Este jogo de cartas vai dar a volta à tua cabeça com divertidos quizzes matemáticos! O objetivo é construires a palavra Super T! Será que consegues?

Roleta e^i2k pi: Nesta emocionante roleta da Matemática vais poder conhecer algumas curiosidades e até receber prémios... Do que estás à espera?
Dinamização: Núcleo de Matemática da FCT NOVA


Escola de Matemática PROMAT
Apresentação de um novo projeto para alunos do terceiro ciclo e secundário. A Escola Promat pretende promover o gosto na resolução e discussão de problemas de matemática, servindo também de preparação para as competições matemáticas.
Dinamização: Paulo Doutor e Manuel Silva | DM FCT NOVA
 

Siteswap - Malabarismo Matemático 
Sabias que há uma linguagem matemática para o Malabarismo? Ensinaremos a manter 3 bolas no ar, e com o Siteswap entender padrões antigos e novos truques de malabarismo.
Horário: 14h00-15h30
Dinamização: Sofia Costa & Tiago Hirth | Associação Ludus | Circo Matemático                                       
 

A engenharia de Da Vinci
Construir uma ponte ainda hoje é um desafio! Vamos demonstrar a construção da Ponte de Da Vinci.
Dinamização: Ana Paula Almeida e alunos | Escola Grémio de Instrução Liberal de Campo de Ourique
 

Um olhar pela calçada portuguesa da cidade de Lisboa
Caminhando pelo Google Earth e na companhia do geogebra encontra a matemática da Calçada Portuguesa da cidade de Lisboa. Dinamizado por alunos do 3.º ciclo.
Dinamização: Ana Paula Almeida e alunos | Escola Grémio de Instrução Liberal de Campo de Ourique
 

Espirografo - Curvas e contra-curvas
Sabias que encontras geometria num cartão de cidadão? Desenha padrões de curvas ciclóides.
Dinamização: Ana Paula Almeida e alunos | Escola Grémio de Instrução Liberal de Campo de Ourique


O enigma das sete pontes
Possível ou impossível? A teoria dos grafos numa maquete!
Dinamização: Ana Paula Almeida e alunos | Escola Grémio de Instrução Liberal de Campo de Ourique
 

Garrafas musicais
A música não está escondida. A escala Pitagórica numa garrafa de água. Constrói a tua música.
Dinamização: Ana Paula Almeida e alunos | Escola Grémio de Instrução Liberal de Campo de Ourique

 

Vírus em nós de marinheiros
Matemática, vírus e nós de marinheiro! Descobre a relação e aprende a dar o nó!
Dinamização: Ana Paula Almeida e alunos | Escola Grémio de Instrução Liberal de Campo de Ourique

 

Percursos Robóticos
Percurso robótico pelos símbolos matemáticos.
Dinamização: Ana Paula Almeida e alunos | Escola Grémio de Instrução Liberal de Campo de Ourique

 

Catetos e hipotenusas
Pequena demonstração geométrica do teorema
Dinamização: Ana Paula Almeida e alunos | Escola Grémio de Instrução Liberal de Campo de Ourique

 

Jogos e Desafios Matemáticos
Desafios e jogos matemáticos, incluindo os do Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos. Uma forma de descobrir e criar o gosto pela Matemática em ambiente lúdico.
Dinamização: Associação Ludus
 

Jogos e quebra-cabeças Matemáticos
Banca onde os visitantes poderão explorar a componente lúdica da Matemática e esclarecer as suas dúvidas sobre os cursos do DM e respetivas saídas profissionais, em conversa com estudantes dos cursos de Matemática e Matemática Aplicada.
Dinamização: Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da ULISBOA, com o apoio do NEMMA.

 

Cortar ou não cortar (ou como cortar), eis a questão
Resolver um problema de cutting-stock. Por outras palavras: cortar peças de material de tamanho padrão, como tábuas de madeira, rolos de papel ou chapas de metal, em peças de tamanhos específicos, minimizando o desperdício total de material.
Dinamização: Daniel Rebelo dos Santos | Departamento de Engenharia e Gestão, Instituto Superior Técnico | APDIO

 

Vem construir um Tangram
Sabias que o quebra-cabeça tangram é composto por um quadrado, um paralelograma, dois triângulos grandes iguais, um triângulo médio, e dois triângulos pequenos iguais? E que com um tangram podem ser construídos 13 polígonos convexos?
Dinamização: Daniel Rebelo dos Santos | Departamento de Engenharia e Gestão, Instituto Superior Técnico | APDIO

 

Vamos Jogar com os jogos de cartas Tio Papel
Apresentação prática dos jogos de cartas Tio Papel para aprender matemática e treinar o cálculo mental.
Dinamização: Bernardino Aranda | Livraria Tio Papel
 

Tantrix - Jogos e Puzzles didácticos
Os jogos e quebra-cabeças geométricos Tantrix foram internacionalmente premiados pela sua qualidade e valor pedagógico. Neste espaço, poderás experimentar estes jogos/puzzles:
•Tantrix Puzzle Pack: dezenas de puzzles aliciantes e didáticos, do fácil ao quase impossível - novidade: agora também com cartas!
•Tantrix Game Pack: um desafiante jogo de estratégia e sorte, que inclui múltiplas actividades para desenvolver capacidades espaciais e o raciocínio lógico-dedutivo.
Dinamização: Carlos Florentino | FCUL | Tantrix Portugal
 

ASSOCIAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Banca de apresentação da APM e venda de materiais didáticos.
 

SOCIEDADE PORTUGUESA DE MATEMÁTICA
Banca de apresentação da SPM e venda de materiais didáticos.
 

ASSOCIAÇÃO LUDUS
Banca de apresentação da Associação Ludus e venda de materiais didáticos.


SOCIEDADE PORTUGUESA DE ESTATÍSTICA
Banca de apresentação da SPE e venda de materiais didáticos.
 

EXPOSIÇÕES

A Matemática é de todos | APM
Construção de poliedros, de pavimentações, jogos com números e tangrans. O principal objetivo é permitir que os alunos experimentem e manipulem materiais, de forma a desenvolver algumas capacidades e a fazer ligações à Matemática.
 

Festa da Água | APM
Vários desafios e problemas que envolvem os conceitos de medida, número e volume. O seu principal objetivo é o de criar um momento de festa, que mostre como a Matemática está envolvida em algumas áreas da "vida".
 

Sempre Houve Problemas | APM
Esta exposição retrata alguns problemas do séc. XVI e relaciona a História da Matemática com a evolução da Humanidade.

 

 

ENCERRAMENTO - 16H30

FADO MATHEMATICO | Gustavo
Gustavo dá voz e alma ao Fado Mathematico de Luís d’Almeida Melo e Castro, um estudante nas horas vagas e um fadista a tempo inteiro da Lisboa boémia do século XIX. Por volta de 1860, o jovem bebia os conceitos que aprendia de dia, para seguir o curso militar na Escola do Exército, nas mesas da Escola Politécnica e declamava-os noite fora em forma de fados. Foi assim que nasceu este fado e que agora volta à Politécnica por Gustavo, que estudou para ser veterinário, mas que também se haveria de render ao fado e à arte de o cantar.


Inscrições e mais informações:
geral@museus.ulisboa.pt

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