Filmes da coleção do IICT presentes em documentário

Documentário com autoria da jornalista Sofia Pinto Coelho

Estreou no dia 14 na Cinemateca o documentário Daniel e Daniela: histórias à minha filha, da autoria da jornalista Sofia Pinto Coelho, pela primeira vez com um trabalho em cinema, e que nos propõe uma aventura por Cabo Verde, São Tomé e Guiné-Bissau com dois protagonistas improváveis: Daniel, de 83 anos, e Daniela, de 12.

O documentário conta a história de um pai que leva a filha numa viagem às suas origens e que se torna num diálogo sobre racismo, herança colonial, memórias familiares e aspirações individuais que percorre mais de cem anos de História.

Entre risos, canções e livros, tudo o que irão encontrar pelo caminho é pretexto para aquele que é um dos maiores colecionadores em Portugal de livros sobre a África lusófona, deixar conhecimento e pensamento crítico à sua filha, preparando-a para o futuro.

Com produção da Ukbar Filmes, este documentário (72') utilizou na sua narrativa alguns trechos de bobines de filmes da coleção do IICT (Centro de Zoologia), dos quais assumiu a sua integral transcrição digital.

Encontra-se em exibição no cinema CityAlvalade (Avenida de Roma).