Dia Nacional da Cultura Científica

Programa de atividades gratuitas

Quinta, 24 Novembro, 2022 - 11:00 a 17:00
Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Dia 24 de novembro comemoramos o Dia Nacional da Cultura Científica, com um programa de atividades gratuitas no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, no Jardim Botânico de Lisboa e no Jardim Botânico Tropical.
Um dia que tem como objetivo homenagear o professor, poeta, historiador e divulgador de ciência, Rómulo de Carvalho (nascido a 24 de novembro de 1906).

11h00 Reis e estrelas - o observatório da Tapada da Ajuda
Sabe porque foi construído um observatório astronómico na antiga tapada real? E qual foi o papel do rei D. Pedro V na edificação do mesmo? Sabe onde foi efetuada a primeira chamada telefónica do país? Venha descobrir estas e outras histórias numa visita pelos recantos deste observatório único no país.

Público alvo: a partir dos 10 anos
Lotação máxima: 20 participantes

14h00 Visita orientada ao Jardim Botânico de Lisboa
Venha conhecer um jardim científico projetado em meados do século XIX para complemento moderno e útil do ensino e investigação da botânica. Apresenta uma notável diversidade de espécies, vinda de todos os continentes, algumas de grande raridade, conservadas com as peculiaridades dos microclimas criados neste Jardim.

15h00 Volta ao MUHNAC em 90ʼ
Venha conhecer o Museu e a história deste lugar.

15h00 Visita orientada ao Palácio dos Condes da Calheta e Reservas da coleção etnográfica do IICT-ULisboa
Venha conhecer o Palácio setecentista localizado junto ao Jardim Botânico Tropical, em Belém. No seu interior podem ver-se ricos painéis azulejares, dos séculos XVII, XVIII e XIX, a xiloteca histórica, bem como quatro reservas com a coleção de etnografia do IICT/ULisboa.

Lotação máxima: 15 participantes

15h30 Literacia do Oceano
Como pode uma fórmula errada ajudar a salvar o Planeta?

Venha conhecer a origem desta  fórmula errada com as estórias da história de vida da mergulhadora e autora do livro ‘Maria do Mar e o misterioso desaparecimento da sereia guerreira’ que estará acompanhada pelo Editor e criador da capa, através de inteligência artificial, Mário Freitas da Kingpin Books, e do ilustrador, Osvaldo Medina.

Por: Sónia Sousa Ell, autora do livro ‘Maria do Mar e o misterioso desaparecimento da sereia guerreira’

Onde: Exposição Variações Naturais

Durante o dia, ACESSO GRATUITO ao Museu, ao Jardim Botânico de Lisboa e ao Jardim Botânico Tropical.

Atividades gratuitas, mediante inscrição prévia obrigatória
geral@museus.ulisboa.pt | 213 921 808