Noite Europeia dos Investigadores 2019

SCICITY – Science in the City | Ciência na cidade

Sexta, 27 Setembro, 2019 - 18:00
Museu Nacional de História Natural e da Ciência e Jardim do Príncipe Real

`Ciência na cidade’ é o tema da Noite Europeia dos Investigadores do biénio 2018-2019, o qual pretende aproximar investigadores e sociedade em atividades preparatórias e durante as noites da última sexta-feira de setembro. A temática procura responder às principais preocupações das comunidades urbanas relacionadas com as alterações globais previstas para as próximas décadas, destacando a relevância da ciência para assegurar a qualidade de vida nas cidades do futuro e a preservação do património cultural como fator essencial à sustentabilidade.

O consórcio deste projeto, coordenado pela Universidade de Lisboa através do Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC-ULisboa), conta ainda com a Escola de Ciências da Universidade do Minho, a  Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, a Universidade de Évora e o Instituto Universitário de Lisboa para o desenvolvimento das atividades em Lisboa, Braga e Évora. A Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Estoril é também parceira, contribuindo para a abordagem da preservação do património cultural, disseminando a Dieta Mediterrânica, assim como a Câmara Municipal de Lisboa que garantirá o envolvimento de diversos públicos e intervenientes da sociedade civil na cidade de Lisboa.

O MUHNAC-ULisboa funcionará como a unidade centralizadora das atividades que decorrerão nessa noite em Lisboa, estando a ser planeado um programa de oferta ao público em geral, no Rato/Príncipe Real, que compreende o desenvolvimento de atividades principais no Museu, mas também eventos paralelos no jardim do PríncipeReal, com o objetivo de  apresentar a investigação de enorme qualidade produzida em Portugal.  O projeto cobrirá ainda as regiões do Minho e do Alentejo com atividades a decorrer no Altice Fórum Braga, em Braga e na Universidade de Évora.

Além das atividades durante a Noite, este consórcio promove uma série de atividades preparatórias, ao longo de 2018 e 2019, com o intuito de cativar o público em geral para o grande evento e, mais eficazmente, divulgar a Ciência e o papel dos nossos cientistas para a construção das cidades do futuro.

Toda a informação atualizada em: www.noitedosinvestigadores.org

Programa de atividades para Lisboa (brevemente disponível)

This project has received funding from the European Union’s Horizon 2020 research and innovation programme Marie Skłodowska Curie actions under proposal No 819161