Vanda Santos

Vanda Santos

Investigador Auxiliar

Vanda Faria dos Santos é Investigadora Auxiliar no MUHNAC e desde 1991 dedica-se ao estudo das jazidas com pegadas de dinossáurio em Portugal, bem como a actividades que visam a conservação, valorização e divulgação do património paleontológico e geológico. Também se encontra a reorganizar as coleções de plantas e de invertebrados fósseis do MUHNAC, tendo em vista a recuperação e a atualização do seu valor científico e pedagógico e a acessibilidade, cruzando-as com a história do museu.

Vanda Faria dos Santos licenciou-se em Geologia, em 1990, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e, em 2003, obteve o Doutoramento Europeu Cum Laude em Paleontologia, na Universidade Autónoma de Madrid. Iniciou a sua actividade de investigação em Paleontologia de dinossáurios em 1991, no então Museu Nacional de História Natural da Universidade de Lisboa, sob a direcção do Prof. Doutor A. M. Galopim de Carvalho. Desde então dedicou-se ao estudo das jazidas com pegadas de dinossáurio em Portugal com a colaboração de investigadores de diversas instituições nacionais e estrangeiras. Esta linha de investigação que decorre no Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC)
esteve sempre intimamente ligada à conservação, valorização e divulgação do património paleontológico e geológico. Na sequência direta desta atividade, cinco das jazidas estudadas foram classificadas em 1996 e 1997 como Monumento Natural, devido à sua excelência num contexto internacional.
Actualmente é Investigadora Auxiliar no MUHNAC e Membro do Centro de Investigação da Terra e do Espaço da Universidade de Coimbra e coordena o projecto “Paleobiologia e Paleoecologia de Dinosauria e faunas associadas de Portugal e o seu papel macroevolutivo no contexto do Mesozóico da Europa ocidental”. Também se encontra a reorganizar as coleções de plantas e de invertebrados fósseis do MUHNAC, tendo em vista a recuperação e a atualização do seu valor científico e pedagógico e a acessibilidade, cruzando-as com a história do museu.