Coleções
Os acervos do MUHNAC totalizam cerca de três milhões de objetos, incluindo coleções de botânica, zoologia, antropologia, mineralogia, geologia, paleontologia, história da ciência e da medicina, livro científico antigo, fotografia, desenho e documentação histórica significativa relacionada com algumas das mais importantes instituições científicas portuguesas.
As coleções científicas são fontes inestimáveis quer para a investigação num amplo espectro de áreas interdisciplinares, quer para a educação e comunicação da ciência a audiências alargadas, contribuindo para a resposta a problemas globais de relevância atual.
As coleções do MUHNAC documentam mais de 250 anos de expedições naturalistas e científicas, desde a viagem filosófica de Alexandre Rodrigues Ferreira à Amazónia, Mato Grosso e Pará (séc. XVIII), à expedição de Friedrich Welwitsch a Angola (século XIX), as campanhas de África do Estado Novo (século XX) até aos os espécimes recolhidos no âmbito da Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental Portuguesa (séc. XXI).
Encontram-se também no MUHNAC as coleções de instrumentos, desenhos, manuscritos, livros e espécimes de história natural da antiga Casa Real Portuguesa (Real Museu e Jardim Botânico da Ajuda e Gabinetes Reais de Física).
Os acervos do MUHNAC integram o PRISC - Portuguese Research Infrastructure of Scientific Collections.
Os acervos estão organizados em doze grandes áreas:
Mineralogia & Petrologia
Paleontologia
Zoologia
Botânica
Antropologia Biológica
Arqueologia e Etnografia
História da Ciência e da Medicina
Fotografia, Filmes & Som
História Institucional & Arte
Arquivo de Sons Animais
Bancos Biológicos
Bibliotecas & Arquivo Histórico
Para informações sobre as coleções, contactar Judite Alves (mjalves@museus.ulisboa.pt).
(Esta página encontra-se em atualização.)