Passar para o conteúdo principal
Fora de Portas

Fora de portas

Atividades realizadas pelo MUHNAC, com a colaboração de vários parceiros de norte a sul do país.

A NATUREZA É O MAIOR JARDIM DE TODOS 

Visitas guiadas a locais muito especiais em termos botânicos. Durante várias décadas diversos botânicos do Museu têm herborizado material nestes locais permitindo avaliações periódicas do estado de conservação das espécies. O Museu dá assim oportunidade do acompanhamento dos seus profissionais e a possibilidade de ouvir diversos aspetos ecológicos, taxonómicos e de conservação observando as espécies nos seus habitas naturais e os principais problemas à sua preservação futura.
 

Datas: 
11 maio | 10:00 às 13:00 - Arrimal, Parque Natural Serra Aire e Candeeiros
12 outubro | 10:00 às 13:00 - Serra da Estrela
 

Preço: €10/pax
Inscrição prévia: sim, com 5 dias de antecedência 
Lotação mínima: 10 participantes
Lotação máxima: 20 participantes
 

Inscrições e mais informações:
geral@museus.ulisboa.pt | 213 921 808

Percursos temáticos sobre o conhecimento em múltiplas áreas por todo o país. 


LISBOA

 

A GEOLOGIA DE LISBOA VISTA DA VARANDA DO MUSEU - CANCELADO

Propomos um percurso de descoberta da história geológica de Lisboa através de registos de diferentes momentos que podemos encontrar (e desvendar!) no Museu, desde as cantarias do edifício até objetos de coleção. E no fim, contemplar como o tempo foi construindo, sobre a geologia, a paisagem da cidade que nos rodeia. 

Ponto de encontro: Bilheteira do MUHNAC-ULisboa

Data: 20 julho | 15h00 às 16h30

Preço: gratuito
Lotação máxima: 10 participantes

Inscrição prévia: sim
Informações e inscrições
geral@museus.ulisboa.pt | 213 921 808

 

VISITA GUIADA À ACADEMIA DAS CIÊNCIAS

A Academia das Ciências de Lisboa, fundada a 24 de dezembro de 1779, é uma das mais antigas instituições científicas nacionais. A visita dará a conhecer os principais espaços do antigo Convento da Nossa Senhora de Jesus onde se encontra instalada, como a Livraria (atual Salão Nobre), Refeitório (atual Sala das Sessões), cozinha e áreas adjacentes (atual Museu), Aula de História Natural (atual Aula Maynense) e claustro. Os visitantes terão ainda a oportunidade de conhecer as coleções patrimoniais da instituição, associadas a um percurso histórico de quase 250 anos. Entre as coleções histórico-científicas constam relíquias conventuais, heranças da família real, doações e legados de académicos, recolhas de expedições e campanhas arqueológicas, bem como materiais e instrumentos pedagógicos utilizados no ensino das ciências experimentais.

Ponto de encontro: Rua da Academia das Ciências, nº19  1º | 1249-122 Lisboa

Data: 9 agosto | 10h30

Preço: gratuito
Lotação máxima: 25 participantes

Inscrição prévia: sim
Informações e inscrições
geral@acad-ciencias.pt

 

UM RECIFE LISBOETA COM 22 MILHÕES DE ANOS! - CANCELADO

Já ouviu falar de briozoários? Sabia que há 22 milhões de anos existiam recifes na cidade de Lisboa? 

Venha encontrar-se connosco no Geomonumento da Rua Sampaio Bruno. Em conjunto, vamos viajar a um passado tropical de Lisboa e descobrir que nem só de corais são feitos os recifes. 

Ponto de encontro: Geomonumento | Rua Sampaio Bruno, junto ao nr. 15, frente ao cruzamento com a Rua Coelho da Rocha, Campo de Ourique, Lisboa.

Data: 10 agosto | 16h00 - 17h30

Preço: gratuito
Lotação máxima: 10 participantes

Inscrição prévia: sim
Informações e inscrições
geral@museus.ulisboa.pt | 213 921 808

 

PORTO

 

BOTÂNICA À MINHA PROCURA: AS COLEÇÕES DE BOTÂNICA ECONÓMICA DO HERBÁRIO DO MHNC-UP

O Museu à minha procura é uma exposição temporária de longa duração organizada pelo Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP) exclusivamente com base em peças das suas diversas coleções das coleções de algumas das Faculdades da Universidade do Porto e da Casa-Museu Abel Salazar. A narrativa autobiográfica desta exposição desdobra-se em diferentes núcleos que correspondem às missões do Museu: explorar, descrever, medir, conservar e divulgar. É através desta sequência de processos que tornamos único cada objeto que faz parte das nossas coleções.

Nesta visita exclusiva, venha descobrir a relevância das coleções etnobotânicas de Herbário do MHNC-UP na educação acerca dos recursos naturais vegetais do nosso planeta, na companhia da Curadora do Herbário da U.Porto.

Dinamizadora: Cristiana Vieira, curadora do Herbário (PO) do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP)

Ponto de encontro: Museu de História Natural e Ciência da U.Porto – Polo Central, Campo dos Mártires da Pátria 81, Porto. Portugal

Data: 1 julho | 16h00 - 18h00

Preço: gratuito
Lotação máxima: 20 participantes

Inscrição prévia: sim
Informações e inscrições
visitas@mhnc.up.pt

 

OS LABORATÓRIOS DE FERREIRA DA SILVA: UMA HISTÓRIA DE ENSINO E INVESTIGAÇÃO EM ANÁLISE QUÍMICA

Em 2 de junho de 1884, abriu ao público portuense o Laboratorio Municipal de Chimica, com a missão de analisar a qualidade dos géneros alimentícios e de detetar eventuais falsificações. Criado por iniciativa da Câmara Municipal, foi montado e seria gerido por António Joaquim Ferreira da Silva (1853-1923), lente de química da Academia Politécnica e responsável pelo seu laboratório de ensino, que ele próprio frequentara enquanto jovem aluno do Instituto Industrial, e o qual viria também a expandir.

Laboratorio Municipal alcançou grande notoriedade, vendo-se inclusivamente envolvido em dois casos mediáticos nos finais do séc. XIX – o caso médico legal Urbino de Freitas e a questão da suposta salicilagem dos vinhos portugueses exportados para o Brasil. O prestígio de Ferreira da Silva, como investigador analista e como professor, permitiu-lhe, após o encerramento imprevisto e arbitrário do Laboratorio Municipal em 1907, reclamar uma parte significativa das áreas novas do edifício recém-concluído da Academia, dando origem ao “grande laboratório de química analítica”, rebatizado “Laboratório Ferreira da Silva” em 1922 e recentemente requalificado.

Visitaremos o local onde antes se ergueu o Laboratorio Municipal, em plena Avenida dos Aliados; de seguida, o espaço onde existiu o laboratório em que Ferreira da Silva terá tido o primeiro contacto com a Química e que voltou a acolhê-lo já como lente, bem como o Laboratório Ferreira da Silva, ambos no edifício histórico da Universidade do Porto.

Este roteiro adquire particular importância no ano em curso porque se avizinham as comemorações do centésimo aniversário do falecimento do Professor Ferreira da Silva, estando previstas mais três edições até junho de 2024.

Dinamizadora: Marisa Monteiro, Curadora de instrumentos científicos do MHNC-UP

Ponto de encontro: Avenida dos Aliados, junto à Câmara Municipal do Porto

Data: 30 setembro | 10h00 - 12h00

Preço: gratuito
Lotação máxima: 20 participantes

Inscrição prévia: sim
Informações e inscrições
visitas@mhnc.up.pt

Sempre que a escola não possa vir ao Museu, o Museu pode ir até à escola para abordagem de conteúdos presentes nas exposições de história natural, a partir de objetos das coleções ou de elementos que se encontram no pátio da escola.

Projeto piloto disponível nesta fase apenas para as escolas do Concelho de Lisboa.

GEOLOGIA EM 90 MINUTOS
O que é a geologia, quais os seus objetos de estudo? A história da Terra com utilização de um friso cronológico e a formação das rochas com manipulação de exemplares; a importância do estudo da geologia para a sociedade.
2º e 3º Ciclos do ensino básico


NATUREZA, PARA QUE TE QUERO? 
A importância dos recursos naturais e a diversidade de espécies vegetais e animais: cada grupo faz a sua investigação a partir de objetos do Museu e de um percurso no pátio da escola. Porquê a conservação e sustentabilidade?
2º Ciclo do ensino básico


ANIMAIS POR PERTO, POR FORA E POR DENTRO
Reconhecimento da diversidade animal durante um percurso no pátio da escola e classificação desses animais relativamente aos diferentes grupos a que pertencem mediante características externas e internas e comparando com exemplos das coleções do Museu.
3º Ciclo do ensino básico


Preço: 3,5€/pax
Duração: 1h30

Inscrição prévia: sim
Lotação mínima: 15 participantes ou pagamento correspondente
Lotação máxima: 1 turma

Consulte também a oferta de visitas orientadas e atividades para grupos escolares no Museu e Jardins aqui
 

Inscrições e mais informações:
geral@museus.ulisboa.pt | 213 921 808

Os Jardins Botânicos da Universidade de Lisboa trabalham em parceria para levar às escolas questões importantes sobre as plantas: são exploradas maletas com estruturas recolhidas no Jardim Botânico de Lisboa, no Jardim Botânico Tropical e no Jardim Botânico da Ajuda para auxiliar uma procura ativa de respostas. Sempre que existir um jardim no pátio da escola será incluído um percurso que aplique os conhecimentos. 

Projeto piloto disponível nesta fase apenas para as escolas do Concelho de Lisboa.
 

CRESCER DA RAÍZ À SEMENTE 
Como é construída uma planta? As diferentes partes das plantas e suas funções (raízes, caule, folha, fruto) a partir de estruturas da maleta dos Jardins Botânicos.
1º Ciclo do ensino básico


DENTRO DAS FOLHAS 
Porque razão as folhas mudam de cor? A importância da fotossíntese para assegurar as funções vitais das plantas e a sua relação com os ciclos anuais, a partir da observação de estruturas da maleta dos Jardins Botânicos. 
2º Ciclo do ensino básico


MIL E UMA MANEIRAS DE SOBREVIVER 
As plantas são todas iguais? Sendo originárias de diferentes partes do mundo que desafios encontram e que adaptações desenvolvem para sobreviver e garantir a sua reprodução? A maleta dos Jardins Botânicos traz muitos exemplos para serem analisados. 
3º Ciclo do ensino básico


NÓS ENTRE AS PLANTAS 
Se olhares para ti e para o que te rodeia quantas plantas consegues identificar? As plantas são a base dos ecossistemas, mas são também fonte de diversas matérias primas muito úteis no nosso dia a dia. A maleta dos Jardins Botânicos ajuda a esclarecer muitos enigmas sobre as utilidades das plantas. 
2º e 3º Ciclos do ensino básico

 

Preço: 3,5€/pax
Duração: 1h30

Inscrição prévia: sim
Lotação mínima: 15 participantes ou pagamento correspondente
Lotação máxima: 1 turma

Consulte também a oferta de visitas orientadas e atividades para grupos escolares no Museu e Jardins aqui
 

Inscrições e mais informações:
geral@museus.ulisboa.pt | 213 921 808