MUHNAC recebe diretora do Museu da Universidade del Rosario (Colômbia)

Artigo principal
Margarita Guzman, esteve recentemente na Universidade de Lisboa para um estágio no Museu Nacional de História Natural e da Ciência.

Margarita Guzman

De visita ao Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, Margarita Guzman, diretora do Museu da Universidade del Rosário em Bogotá, na Colômbia teve oportunidade de conhecer as coleções, as exposições e os diversos espaços e de trocar ideias com os diversos departamentos do Museu e Jardins. 


Numa pequena entrevista mostrou-se muito contente com este estágio e com todas as ideias que leva para o seu Museu. 

MUHNAC-ULisboa - Como surgiu a oportunidade de fazer este estágio no MUHNAC-Ulisboa? 
Margarita Guzman - Esta oportunidade surge através da minha relação com o ICOM desde 2008 e da minha participação na direção da UMAC desde 2019. Marta Lourenço, diretora do MUHNAC, amplamente reconhecida pela sua liderança, profissionalismo, experiência e compromisso com os museus universitários, foi presidente da UMAC por vários períodos. Na Universidad del Rosario, onde dirijo o jovem Museu da Universidad del Rosario, surgiu a opção de fazer um estágio. Apresentei a proposta para os Museus da Universidade de Lisboa, foi aceite e ganhei uma ajuda importante para poder viajar e ter alguns dias de estadia em Lisboa.

MUHNAC-Ulisboa - Quais foram os principais objetivos?
Margarita Guzman - Os objetivos foram vários e giraram em torno de um conhecimento próximo do Museu, do seu funcionamento, das atividades que desenvolve, das pessoas que trabalham na gestão do Museu nas áreas da direção, educação, comunicação, gestão administrativa, restauro e conservação, exposições e salas de exposições e sobretudo a função do Museu com a Universidade de Lisboa.

MUHNAC-ULisboa - Quais as mais valias que retira deste este estágio?
Margarita Guzman - Para além de ter tido a maravilhosa oportunidade de conhecer as pessoas, o Museu, as suas coleções, as atividades e aproximação à comunidade, penso que foi muito enriquecedor conhecer a cultura e o quotidiano português no Museu. Por outro lado, foi importante conhecer outras coleções da Universidade e refletir a partir desta visita sobre a função das coleções no Museu Universitário hoje.

MUHNAC-ULisboa - Foi produtivo?
Margarita Guzman - Acredito que faltou mais tempo para aprender mais sobre alguns aspetos, mas foi muito produtivo no sentido de contribuir para a reflexão e futuras discussões sobre o trabalho dos museus universitários.


MUHNAC-ULisboa - Na sua opinião, qual a importância deste tipo de estágios entre Museus?
Margarita Guzman -  Acho muito importante. Estas visitas vão para além de uma apresentação num evento internacional. Permitem uma aproximação e conhecimento daquilo que nos une ou nos diferencia contribuindo para o futuro dos museus, a sua posição na sociedade e a importância que tem e mais importante, a responsabilidade que temos.
 

Assista ao Seminário de Cultura Material da Ciência, com Margarita Guzman: 
A university museum - more than safeguarding heritage, an experience of activation of material culture.