Biodiversidade e Recursos Marinhos Costeiros

MUHNAC é parceiro de exposição em Maputo

Exposição “Biodiversidade e Recursos Marinhos Costeiros – o seu uso e conservação na Baía de Maputo”, inaugurou a 23 de fevereiro.

Inaugurou, no dia 23 de fevereiro, na Fortaleza de Maputo a exposição Biodiversidade e Recursos Marinhos Costeiros - o seu uso e conservação na Baía de Maputo. Na inauguração estiveram presentes o Magnífico Reitor da Universidade Eduardo Mondlane, representantes de instituições académicas e de Organizações não governamentais.

Com o objetivo de sensibilizar a comunidade para importância da zona marinha costeira e a sua conservação, esta exposição pretende contribuir para a adoção de boas práticas ambientais. Distribuída por seis salas, ocupa todo o espaço expositivo da Fortaleza e inclui painéis temáticos, objetos de coleções museológicas e de uso tradicional, bem como vídeos documentais realizados no âmbito do projeto Cobionet. Com a colaboração da Escola Portuguesa de Moçambique, foram criados percursos educativos para vários níveis de ensino.

A exposição faz uma breve apresentação da zona costeira e da sua biodiversidade, dos seus recursos e dos benefícios que presta às comunidades humanas, com enfoque na zona tropical da Baía de Maputo. Destacam-se também, os desafios que advêm do desenvolvimento e aumento da pressão humana, e das ameaças globais. Aborda ainda o tema do papel dos museus de história natural, e das suas coleções, no conhecimento e na divulgação da biodiversidade.

Esta exposição enquadra-se no âmbito do Projeto Cobionet (Financiado pela AKDN e FCT) coordenado pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) e que envolve também, o Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUHNAC-ULisboa). São parceiros deste projeto, em Moçambique, o Museu de História Natural de Maputo e o Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Eduardo Mondlane, em São Tomé e Príncipe, a Fundação Príncipe e a Reserva da Biosfera, e regionalmente a Western Indian Ocean Marine Science Association.

Saiba mais sobre o projeto Cobionet aqui

Documentário produzido pelos investigadores do Projeto Cobionet que mostra o trabalho de restauração de habitat em prados de ervas marinhas e florestas de mangal, bem como o trabalho realizado em coleções de biodiversidade marinha.