Visitas virtuais ao Laboratorio Chimico, Jardim Botânico de Lisboa e Jardim Botânico Tropical
Dando continuidade ao trabalho desenvolvido pela Infraestrutura Portuguesa de Coleções Científicas para a Investigação (PRISC), está agora concluído o projeto Coleções Científicas em Portugal: Acessibilidade A Três Dimensões, financiado pelo programa PROMUSEUS - ÁREA 10 e liderado pela ULISBOA, cujo objetivo principal consistiu na publicação conjunta de conteúdos digitais sobre os Jardins Botânicos e Laboratórios Históricos das três principais Universidades portuguesas - Lisboa, Porto e Coimbra.
A presença institucional em ambiente digital é fundamental na comunicação com os diferentes públicos dos museus, jardins e demais plataformas culturais e científicas, contribuindo para a divulgação das instituições que tutelam estes espaços. No que diz respeito ao património universitário nas cidades de Lisboa, Porto e Coimbra, os laboratórios históricos constituem um recurso nacional único com relevância a nível europeu, encontrando-se, por sua vez, a maioria dos jardins botânicos classificados como monumentos nacionais. Em Coimbra estes espaços são ainda classificados como património UNESCO.
Pretendeu-se, desta forma, desenvolver um roteiro patrimonial único, à escala nacional, de exploração dos mais relevantes jardins botânicos e laboratórios históricos de química, oferecendo uma seleção coesa de visitas virtuais imersivas em 360° aos cinco jardins botânicos tutelados pelas Universidades de Lisboa, Coimbra e Porto – Jardim Botânico de Lisboa, Jardim Botânico Tropical, Jardim Botânico da Ajuda, Jardim Botânico da Universidade do Porto e Jardim Botânico da Universidade de Coimbra –, assim como uma seleção consistente e estruturada de visitas imersivas em 360° a dois laboratórios históricos de química do país – da Universidade de Lisboa e da Universidade de Coimbra –, seguindo o exemplo da visita virtual desenvolvida para o laboratório da Universidade do Porto.
Estas visitas virtuais foram criadas no âmbito da nova abordagem de abertura dos principais museus de história natural e ciência, incluindo jardins botânicos, aos seus públicos, através da mobilização remota, com recurso a soluções digitais e, de uma forma geral, incluem pontos de visita aos diferentes espaços, objetos com destaque tridimensional e informação essencial associada.
Faças as visitas ao Laboratorio Chimico da Escola Politécnica, ao Jardim Botânico de Lisboa e ao Jardim Botânico Tropical, aqui.