Passar para o conteúdo principal
Plantação JBT

Nova Alameda das Religiões do Jardim Botânico Tropical

O Jardim Botânico Tropical tem a partir de hoje uma alameda dedicada a seis grandes famílias religiosas mundiais. Por ocasião da visita do Papa Francisco a Lisboa, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude, foram plantadas seis espécies de árvores representativas do Taoísmo (pessegueiro), Hinduísmo (figueira-de-bengala), Budismo (figueira-dos-pagodes), Judaísmo (oliveira), Cristianismo (oliveira) e o Islão (tamareira).

A cerimónia de plantação contou com a presença de representantes das seis comunidades religiosas em Portugal, do Reitor da Universidade de Lisboa, do Cardeal Pietro Parolin (Vaticano), do Cardeal Patriarca D. Manuel Clemente, do Padre Peter Stilwell, responsável pelas Relações Ecuménicas e Diálogo Interreligioso do Patriarcado de Lisboa, de Ana Catarina Mendes, Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, de José Sá Fernandes, Coordenador do grupo de projeto para a Jornada Mundial da Juventude e de muitos convidados.

A nova alameda das religiões pretende celebrar e promover a paz, a fraternidade e o nosso compromisso coletivo com a preservação do planeta, valores que têm um significado especial no Jardim Botânico Tropical, um jardim que foi integrado na Universidade de Lisboa em 2015 e cuja longa história está associada ao colonialismo e exploração económica dos recursos naturais.