Passar para o conteúdo principal
Naja peroescobari

Artigo científico ajuda a identificar espécies de anfíbios e répteis de São Tomé e Príncipe

Artigo pretende oferecer ferramentas para a rápida identificação das espécies de anfíbios e répteis de São Tomé e Príncipe.

Uma equipa de investigadores nacionais, liderada por Luís Ceríaco e em co-autoria com Mariana Marques, ambos curadores convidados da Coleção de Anfíbios e Répteis do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUHNAC-ULisboa), publicaram um artigo na revista científica ZooKeys, que pretende oferecer ferramentas para a rápida identificação das espécies de anfíbios e répteis de São Tomé e Príncipe. O trabalho inclui uma chave de identificação ilustrada para anfíbios e répteis das ilhas e uma biblioteca de referência de DNA. Este trabalho pretende melhorar a acessibilidade do conhecimento herpetológico no país. Luís Ceríaco e Mariana Marques têm ao longo dos últimos dez anos conduzido trabalho de campo nas ilhas de São Tomé e Príncipe, tendo descrito seis novas espécies para a ciência.

 

Artigo: Ceríaco LMP, Marques MP, Sousa ACA, Veríssimo J, Beja P, Ferreira S (2023) Illustrated keys and a DNA barcode reference library of the amphibians and terrestrial reptiles (Amphibia, Reptilia) of São Tomé and Príncipe (Gulf of Guinea, West Africa). ZooKeys 1168: 41-75. https://doi.org/10.3897/zookeys.1168.101334