MUHNAC abre portas a mais de 3000 visitantes no Dia Internacional dos Museus.

No passado dia 18 de maio, celebrou-se o Dia Internacional dos Museus. Sob o mote “Museus para a Educação e Investigação” o MUHNAC proporcionou aos visitantes um dia de muitas atividades e entrada livre no Museu, Jardim Botânico de Lisboa e Jardim Botânico Tropical.

Para além das visitas guiadas a espaços icónicos (Jardim Botânico de Lisboa e Laboratorio Chimico), neste dia, abrimos as reservas das coleções: Invertebrados Marinhos, Insetos, Aves, Mamíferos e Herbário LISU fizeram as delícias de crianças e adultos. Este ano, contamos ainda com duas parcerias muito importantes: Museu da Água e Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, com quem foram desenvolvidas duas das atividades do programa.

Ponto alto da nossa celebração foi a entrega dos prémios de carreira da Associação Portuguesa de Museologia (APOM) a César Lopes. Antigo funcionário do Museu foi reconhecido por todo o seu trabalho ao longo de tantos anos e todas as iniciativas e exposições que desenvolveu no Museu.

No total, mais de 3000 visitantes puderam usufruir dos nossos espaços gratuitamente quer seja em visita livre ou participando numa das atividades.

Criado pelo Concelho Internacional de Museus (ICOM) e celebrado anualmente, este dia tem como objetivo promover o papel dos museus no intercâmbio e desenvolvimento cultural. O tema de 2024 realça a importância dos museus como como instituições educativas dinâmicas que promovem a aprendizagem, a descoberta e a compreensão cultural.