EPIS JBT

Presidente da República planta árvore no Jardim Botânico Tropical, no âmbito do Programa EPIS, com apoio do MUHNAC-ULisboa

No âmbito do Programa EPIS, promovido pela Associação EPIS – Empresários pela Inclusão Social, foram plantadas duas árvores no Jardim Botânico Tropical, no passado dia 4 de julho, pelo Senhor Presidente da República, Professor Marcelo Rebelo de Sousa e pela Dra. Leonor Beleza, Presidente da Associação EPIS.

Esta pequena cerimónia surge na sequência do fim do Boot Camp promovido pela EPIS 2024: Vencer os desafios globais que se realizou de 1 a 5 de julho, e que contou com presença de 46 alunos, mobilizados para serem embaixadores da mudança.

Os alunos, provenientes de 14 concelhos de Portugal Continental e de quatro Ilhas dos Açores, participaram em várias iniciativas de sensibilização para os desafios globais, promovida pela com o objetivo de se tornarem embaixadores das boas práticas. As iniciativas realizadas tiveram por base os riscos globais prioritários identificados pelo “The Global Risks Report”, um relatório anual do Fórum Económico Mundial, em colaboração com a Zurich Foundation, que destaca cinco categorias de risco – Ambiental, Económico, Social, Geopolítico e Tecnológico – que o mundo enfrentará a curto e longo prazo (dois e 10 anos).
Em 2024, o Programa EPIS contou com o apoio da Presidência da República e do Gabinete Sacramento e com a participação de mais 33 parceiros diferentes, pessoas, empresas e instituições, nomeadamente: Allianz, Banco Alimentar contra a fome, Banco Montepio, CTT Portugal, Debating Skills, DIA Portugal, Endesa, EPAL, Escola Naval, Fundação Ageas, Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Santander Portugal, Universidade de Lisboa/Museu Nacional de História Natural e da Ciência/Jardim Botânico Tropical, IAPMEI, Marinha Portuguesa, McDonald’s, Museu Calouste Gulbenkian, Grupo Pestana, Porto Editora, PWC, QUAKE – Museu do Terramoto de Lisboa, Ricci, REN, Semear, SIC e Sic Esperança, SONAE, Super Bock Group, Unilever, Zambujal 360 e Zurich.

No final da cerimónia, o Presidente da República dirigiu-se aos alunos e afirmou que a melhor forma para retribuir esta semana inesquecível em várias instituições seria dar o máximo no futuro tentar ser melhor na escola e depois na vida profissional.