Passar para o conteúdo principal
UP-FLAD

FLAD atribui financiamento a projeto do ICS que conta com participação do MUHNAC

Projeto do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, que envolve a Universidade George Washington, o Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, o Museu Smithsonian de História e Cultura Afro-Americanas, e o Slave Wrecks Project.


O projeto “Política da Memória Pública: História Inconveniente, Identidade Nacional, e Justiça Social em Portugal e nos Estados Unidos da América” foi um dos galardoados pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), sob o Programa UP-Ensino Superior 2025. Articulando várias instituições portuguesas e norte-americanas, nomeadamente o Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Lisboa, que abriga o projeto, o Museu de História Natural e Ciência da Universidade de Lisboa (MUHNAC-ULisboa), e a Universidade George Washington (GWU), o Museu Nacional Smithsonian de História e Cultura Afro-Americana (SI-NMAAHC), e o Slave Wrecks Project (SWP), este projeto tem como áreas de atuação a memória e património públicos, e a educação.

O projeto “Política da Memória Pública” parte das similaridades e diferenças do envolvimento de Portugal e dos Estados Unidos da América na história da escravatura transatlântica para estudar, de forma comparativa e interdisciplinar, os programas de decolonialidade de dois museus – o MUHNAC e pelo SI-NMAAHC – bem como o seu impacto social, científico e educativo. O projeto debruçar-se-á, em particular, sobre algumas das narrativas públicas que consistentemente tendem a desvalorizar passados difíceis e dolorosos e a invisibilizar o papel dos Afro-descendentes na cultura portuguesa e norte-americana. 
Paralelamente a esta investigação, o projeto irá desenvolver currículos de cursos universitários para estudantes portugueses e norte-americanos com uma abordagem comparativa sobre memória e património públicos, e história da escravatura, a serem ministrados no contexto da Rede Estudar em Portugal, da FLAD.

Este projeto irá contribuir de forma muito importante para uma maior colaboração institucional entre as entidades envolvidas, servindo de base a programas mais ambiciosos de formação e investigação, envolvendo outras instituições de ensino e museus portugueses e norte-americanos, bem como de países como o Brasil, Angola e Moçambique.

O projeto “Política da Memória Pública” tem como Investigador Principal Raquel Rodrigues Machaqueiro, e como co-IPs Marta Lourenço (MUHNAC), e Stephen Lubkemann (GWU e SWP), inserindo-se na linha temática de investigação “Memórias e Legados” do ICS, coordenada por Cristiana Bastos.