Novas Exposições


COLLECTING COVID UNIVERSIDADE DE LISBOA 

Os museus têm responsabilidade de preservar, documentar e interpretar, para as gerações do futuro, os tempos que vivemos. O Museu Nacional de História Natural e da Ciência, sendo da Universidade de Lisboa, não podia deixar de se interessar por documentar o contributo da Universidade para a pandemia COVID-19. A exposição COLLECTING COVID ULISBOA mostra ao público os objetos materiais e imateriais produzidos na Universidade para fazer face à pandemia COVID-19, bem como documentação associada (desenhos, fotografias) e testemunhos dos seus professores, investigadores, funcionários e estudantes.  

Datas: setembro
Local: Museu 

 

aC/dC* - TEMPOS DE PANDEMIA

O Arquivo Ephemera, na sua missão de preservação da memória, tem reunido, desde o início da pandemia, março de 2020, em Portugal e no estrangeiro, material do mais variado, relacionado com o novo coronavírus. Em parceria com o Museu Nacional de História Natural e da Ciência, leva a cabo uma exposição, onde esse acervo, muito dele de natureza efémera, é mostrado e contextualizado.

Numa sociedade que mudou – há um aC / dC, um antes e um depois do Coronavírus, são mostrados objetos como máscaras, viseiras, gel, luvas, fatos cirúrgicos, kits de vacina e outra parafernália, material de aviso sanitário institucional e de empresas, cartazes improvisados, ilustrações e primeiras páginas da imprensa. Bem como filmes de manifestações contra o confinamento ou milhares de posts que foram aparecendo nas redes sociais, relacionados com a pandemia.

Preservar a Memória e equacionar a comunicação de Ciência em tempos excecionais são objetivos da exposição.

*antes e depois do coronavírus SARS-CoV-2


Data: 23 de setembro a 21 de novembro
Local: Museu

 

Preço: incluido no preço do bilhete de visita ao Museu 
Inscrição prévia: não 

 

PROGRAMA ARTE, NATUREZA E CIÊNCIA
Consulte aqui.