Novas Exposições


AR NO MAR - AS AVES DO OCEANO PROFUNDO

As aves do oceano profundo são um grupo de animais globalmente muito ameaçado de extinção e quase desconhecido do grande público. São voadores exímios que passam a maior parte do tempo no alto-mar e só vêm a terra para se reproduzir, geralmente em ilhas pouco acessíveis, que visitam na penumbra da noite. Portugal é particularmente importante para este grupo de animais: aqui existem 3 espécies que não ocorrem em mais nenhum sítio do mundo (endémicas), e também populações muito importantes de várias outras espécies. São todas elas predadores de topo, desempenhando um papel fundamental no equilíbrio do ecossistema oceânico. Apesar disso, raramente são lembradas quando se evoca a biodiversidade marinha.

A exposição propõe dar a conhecer este grupo de aves, através de uma viagem oceânica sensorial (sons, espécimes, vídeos e outras componentes visuais) que atravessa diferentes espaços, onde se disponibiliza informação sobre a diversidade e distribuição das várias espécies; a peculiaridade das adaptações ao estilo de vida em terra e no alto-mar; os endemismos portugueses, nomeadamente as que estão em risco de extinção; os fatores de ameaça à sua sustentabilidade e as medidas de conservação aplicadas para evitar o seu desaparecimento.

O principal objetivo da exposição é o de contribuir para um maior conhecimento sobre o oceano e as espécies que nele habitam. Esta iniciativa oferece uma oportunidade única para melhor perceber a importância de proteger as aves marinhas que fazem parte do nosso património natural e histórico.

Data: 30 setembro a 20 novembro
 

 

ADN AMBIENTAL - DESCOBRIR A BIODIVERSIDADE NUMA GOTA DE ÁGUA

Já pensou se conseguíssemos saber quais as espécies presentes num ambiente, sem precisar de as capturar, ver ou ouvir? Na verdade, todas as espécies deixam vestígios no ambiente, a partir dos quais é possível extrair DNA e usá-lo para as identificar. Venha saber como nesta exposição, desenvolvida no âmbito do projeto ENVMETAGENOMICS.

Data: 30 setembro a 31 dezembro

 

Consulte também o PROGRAMA ARTE, NATUREZA E CIÊNCIA