Passar para o conteúdo principal
JEP 2023

Jornadas Europeias do Património 2023 - Património Vivo

As Jornadas Europeias do Património estão a chegar e o Museu volta a participar com um programa de atividades nos dias 22 e 23 de setembro.

Uma iniciativa da Direção-Geral do Património Cultural subordinada ao tema "Património Vivo” onde se pretende explorar “as práticas, lugares e objetos que hoje fazem parte do nosso património cultural e têm sido transmitidos de geração em geração adaptando-se, mas continuando vivos e constantemente recriados por comunidades e grupos, ajustando-se às suas culturas em mudança, às paisagens e aos lugares que habitam”.


PROGRAMA
 

22 setembro
11h00 - Reis e estrelas - o observatório da Tapada da Ajuda
Sabe porque foi construído um observatório astronómico na antiga tapada real? E qual foi o papel do rei D. Pedro V na edificação do mesmo? Sabe onde foi efetuada a primeira chamada telefónica do país? Venha descobrir estas e outras histórias numa visita pelos recantos deste observatório único no país.

Público alvo: Público em geral, a partir dos 10 anos
Máximo: 20 participantes
Local: Observatório Astronómico de Lisboa, Tapada da Ajuda
Atividade gratuita


15h00 - Herbário: Raízes do conhecimento
Nesta atividade vamos apresentar os usos e a importância dos herbários ao longo do tempo, seja como memória social e património cultural, seja como repositório de biodiversidade e instrumento científico. Participe e venha construir um pequeno herbário.

Público alvo: Público em geral
Máximo: 10 participantes
Local: Jardim Botânico de Lisboa
Atividade gratuita


23 setembro
11h00 - Coleção de Etnografia do IICT - ULisboa
Na coleção de etnografia podem encontrar-se variados objetos que acompanharam as populações ao longo da sua história: cestaria, estatuária, objetos de adorno, etc.. Através do seu estudo conseguimos recuperar práticas e saberes ancestrais, muitos ainda hoje utilizados nos locais de origem destas comunidades. Participe nesta visita e venha conhecer este património imaterial.

Público alvo: Público em geral
Máximo: 20 participantes
Local: Palácio dos Condes da Calheta, Belém
Atividade gratuita
 

11h00Performance – A Palavra d’Abelha, por Fabiana Esposito e Elide Gramegna
Projeto artístico com o objetivo de divulgar a presença e extrema importância das abelhas solitárias nos ecossistemas.  

Público alvo: Famílias, com crianças a partir dos 4 anos
Máximo: 20 participantes
Local: Jardim Botânico de Lisboa
Preço: 7€


11h00 - Espreitar o ouvido, nariz e a garganta
Quais eram os instrumentos usados pelos médicos de Otorrinolaringologia (ORL) para sondar o que se passava dentro dos ouvidos, nariz ou garganta de um paciente, no início do séc. XX? E de que forma a Medicina e os instrumentos progrediram até às práticas médicas atuais, mais seguras e não invasivas? Nesta visita abordaremos a história do progresso em ORL do último século.
Atividade no âmbito do Objeto do Mês de setembro

Público alvo: Público em geral, a partir dos 10 anos
Máximo: 20 participantes
Local: Museu
Atividade gratuita

 

15h00Palestra - O Labirinto de Martha, por Marc Verschooris
Partindo da representação feminina no Congresso de Zoologia de Lisboa em setembro de 1935, que se realizou no atual edifício do Museu, Marc Verschooris conta a história de Martha Geiringer, uma judia que luta por justiça na sua pátria, a Áustria. O livro “Martha’s Labirinth” cruza estudos do Holocausto, pesquisa sobre colaboração e resistência na Bélgica, migração e género. Sessão em Inglês.

Público alvo: Público em geral, a partir dos 10 anos
Local: Museu
Atividade gratuita

 

Inscrição prévia obrigatória
geral@museus.ulisboa.pt | 213 921 808