Data
Local
A Feira Internacional dos Minerais, Gemas e Fósseis está de regresso ao MUHNAC!
Este evento, que constitui desde 1988, uma grande festa no Museu e uma marca na vida cultural da cidade, reúne colecionadores e comerciantes de minerais, gemas e fósseis, oriundos de vários países da Europa, bem como um vasto público, representado por milhares de visitantes, que tem aqui uma oportunidade ímpar de adquirir ou simplesmente deleitar-se com a observação de exemplares únicos.
À semelhança de anos anteriores, a 37ª edição da feira terá também um programa cultural associado, subordinado ao tema: " "Super" Minerais e o Futuro". Este tema, propositadamente provocatório, destina-se a chamar atenção para a importância que um número alargado de minerais tem nas nossas vidas, seja enquanto matérias-primas, seja na compreensão da composição e dinâmica da Terra, do Sistema Solar e até do Universo, nesta era em muitos parecem pensar que a mineração, e os recursos minerais em geral, deixaram de ser vitais para as sociedades humanas.
Entrada livre na Feira e participação gratuita nas atividades associadas.
Horário da Feira
5 dezembro - 15h00 às 20h00
6 e 7 dezembro - 10h00 às 20h00
8 dezembro - 10h00 às 18h00
PROGRAMA DE ATIVIDADES
6 dezembro - 16h00
Recursos Minerais: significado e importância
Com: António Mateus | FCUL e IDL-LA
Sinopse:
Recursos minerais são todas as concentrações naturais de matéria-prima passíveis de exploração económica. A génese destas concentrações relaciona-se com processos geológicos comuns em ambientes sedimentares, metamórficos ou magmáticos. As características específicas de alguns ambientes determinam a abundância relativa de certos elementos químicos e, consequentemente, de associações minerais particulares que, em última instância, condicionam o valor do recurso. A evolução da Civilização Humana encontra-se indelevelmente ligada ao usufruto destes recursos naturais.
Nota biográfica:
António Mateus é professor catedrático da FCUL desde 2006. O foco dos seus interesses de investigação, reflectindo-se na actividade docente, tem sido a compreensão dos processos geradores de minérios em diferentes contextos geodinâmicos, contribuindo para o aperfeiçoamento de modelos genéticos, métodos de exploração e caracterização de minérios metálicos. Nos últimos anos tem também desenvolvido trabalho em torno das preocupações sobre o abastecimento futuro de matérias-primas minerais. Actualmente, co-coordena a Linha Temática 3 do IDL-LA sobre Geo-recursos e Transição Energética.
7 dezembro - 16h00
Minerais Essenciais: A Base Oculta da Vida Moderna e os Desafios da Sustentabilidade - o caso do lítio
Com: Manuel Francisco Costa Pereira | Instituto Superior Técnico – Universidade de Lisboa, Departamento de Engenharia de Recursos Minerais e Energéticos (DER), Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA)
Sinopse:
Num mundo em constante evolução tecnológica, os elementos extraídos das rochas têm um papel central na transição energética e na construção de soluções inovadoras. No entanto, a extração desses elementos críticos enfrenta obstáculos significativos. A complexidade dos processos geológicos e as exigências ambientais e sociais impõem uma necessidade urgente de novas abordagens e tecnologias mais eficientes. Nesta conferência mostram-se alguns aspetos de investigação aplicada, nomeadamente a obtenção de lítio a partir da lepidolite, desenvolvidos em Portugal.
Nota biográfica:
Manuel Francisco Costa Pereira é professor associado no Departamento de Engenharia de Recursos Minerais e Energéticos e membro integrado do CERENA – Centro de Recursos Naturais e Ambiente, onde tem desenvolvido trabalho de largo espetro disciplinar, dos recursos minerais primários à reciclagem, dos problemas e riscos ambientais aos desafios biomédicos, incluindo ainda o património cultural material e imaterial.