Data
Local
Ao longo da sua história, os Panoramas têm servido a propaganda de regimes imperialistas. O Panorama do Congo foi um desses casos. Encomendado aos pintores belgas Alfred Bastien e Paul Mathieu para a Exposição Internacional de Gante, em 1913, esta grande pintura circular com 115 metros de comprimento por 14 metros de altura tinha como principal objetivo promover o interesse dos jovens pela colónia belga. Ao representar o Congo como um ‘Éden Africano’, pretendia-se apagar as atrocidades contra o povo congolês cometidas poucos anos antes no intitulado ‘Estado Livre do Congo’ (1877-1908), propriedade privada do rei Leopoldo II. Por toda a sua controvérsia, o Panorama do Congo ficou esquecido nas reservas de museus durante quase um século.
Esta exposição decorre de um projeto de investigação (CONGO VR — FilmEU RIT) que desenrolou e fotografou o Panorama do Congo, pertencente à coleção do War Heritage Institute, com o objetivo de reinterpretá-lo em Realidade Virtual através do seu contexto histórico violento e de intervenções de artistas da diáspora congolesa como Kongo Astronauts (Eléonore Hellio & Michel Ekeba), Deogracias Kihalu, Lukah Katangila, Hadassa Ngamba e Castélie Yalombo. A exposição pretende trazer o Panorama do Congo para os debates da descolonização e do pensamento decolonial, levantando questões relacionadas com o património, a memória e a identidade coloniais.
O projeto de investigação Congo VR - Decolonising the Panorama of Congo: A Virtual Heritage Artistic Research é um dos projetos piloto financiados no âmbito do FILMEU RIT - Research | Innovation | Transformation project, European Union GRANT NUMBER: 101035820 - H2020-IBA-SwafS-Support-2-2020.
Filmeu RIT é um projecto H2020 liderado pela Universidade Lusófona.
ATIVIDADES ASSOCIADAS
VISITAS ORIENTADAS, com os curadores Victor Flores e Ana David Mendes.
Datas: 14 abril, 12 maio, 16 junho
Preço: gratuito
Inscrição:
geral@museus.ulisboa.pt | 213 921 808
DEBATES
9 de maio – 17h30
Património Colonial e Descolonização: Como fazer e com quem?
Com
Alberto Oliveira Pinto, historiador
Ana David Mendes, curadora da exposição
Mais informações aqui.
5 de junho - 18h00
Propaganda Colonial — Como mostrar e como questionar?
Com
Matthew Stanard
Miguel Bandeira Jerónimo
Victor Flores, curador da exposição
Mais informações aqui.
MEDIA