Exposição de longa duração

24 Abril 2008 - 31 Dezembro 2030

Museu Nacional de História Natural e da Ciência

A exposição Jogos Matemáticos através dos Tempos apresenta ao público 11 réplicas dos jogos de tabuleiro mais antigos que se conhecem. Alguns desses jogos só existem em manuscritos antigos e foram construídos pela primeira vez para esta exposição. Cada um dos jogos é individualmente explicado, tanto do ponto de vista das regras como no que diz respeito ao contexto histórico e social em que se inserem.

A exposição possui um espaço em que os visitantes podem jogar (sobretudo a dois) e divertir-se. Para todas as idades!

Jogos disponíveis:
- Stomachion (séc. III a.C.)
- Pentalfa (séc. IV a.C.)
- Ludus Regularis (séc. X)
- Rithmomachia (séc. XI)
- Ludus Astronomorum (séc. XIII)
- Ludus Globi (séc. XV)
- Metromachia (séc. XVI)
- Ouranomachia (séc. XVI)
- Icosiano, duas versões (séc. XIX)
- Hex (séc. XX)

Além de objetos extremamente atraentes do ponto de vista estético, os jogos cristalizam muito da ciência coeva, nomeadamente, da astronomia e da matemática. Constituem, assim, um excelente ponto de partida para a abordagem de conceitos científicos no seu contexto histórico, contribuindo para a sensibilização da matemática. São desafios entusiasmantes que os visitantes podem manipular, ao mesmo tempo que aprendem um conjunto de regras, representativo de uma tradição cultural milenar da humanidade, enraizada em ideias de estratégia, antecipação e raciocínio.

A exposição resulta do trabalho de investigação do historiador e divulgador de Matemática Jorge Nuno Silva e foi realizada em conjunto pelo MUHNAC, a Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) e a Associação LUDUS.