Passar para o conteúdo principal

Memórias para 14 bustos

Inauguração

Data

17 Maio 2026 — 15h00 - 18h00

Local

Jardim Botânico Tropical

A obra artística Memórias para 14 Bustos, do artista luso-angolano Márcio Carvalho, é composta por 14 desenhos, exclusivamente criados para o Jardim Botânico Tropical. Uma obra complexa que propõe criar um lugar de memória alternativo no Jardim Botânico Tropical de Belém, capaz de recordar, ressignificar e recontextualizar episódios passados como o zoo humano criado para a Exposição do Mundo Português (1940); e desafiar contextos atuais como o complexo Imperial de Belém e as coleções coloniais dos Museus da Cidade. 

Memórias para 14 Bustos faz parte da exposição Olhares Críticos no Arquivo Colonial – Sombras e Memórias patente no MUHNAC até 31 de agosto de 2026, com a curadoria de Márcio Carvalho, Nuno Silas e Sophie Kotanyi.

A obra inclui uma programação artística e participativa em coautoria com o coletivo Tributo aos Ancestrais e a associação Batoto Yetu, e programas educativos em colaboração com o Padrão dos Descobrimentos e com o ISCTEC. 

Neste dia, após a inauguração, segue-se, às 16h00, a Cerimónia do Coletivo Tributo aos Ancestrais PT. 

Entrada e participação livres. 

Atividades incluidas na programação do Dia Internacional dos Museus