Outro tipo de evento

21 Janeiro 2023 — 15h30 - 16h00

Exposição "Impulso Fotográfico: (des)arrumar o arquivo colonial" | Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Performance por Rita Cassia.

"Todxs nós: crianças, jovens e pessoas adultas, temos histórias de vida. Como vamos entrecruzando as nossas histórias de vida, através dos nossos encontros, sejam esses reais ou imaginários, nas nossas trajetórias? Reconhecemos as nossas ancestralidades? Porquê é importante conhecer as diferentes histórias sobre os sítios onde nascemos e crescemos, sobre os sítios onde vivemos ou sobre os sítios para onde vamos viver?
Após vinte e dois anos longe da terra que me viu nascer, voltar à Bahia, no Brasil, a partir da afro-lisboeta cidade, terra onde decidi viver, é poder performativamente entrecruzar rememorações de infância e da vida adulta em consonância, como nas colchas de retalho de tecido de chita com técnica fuxico, concebidas pelas mãos centenárias da minha avó. Em Estado (anti) Manicomial, fragmentos, Três filhxs das Áfricas, artistas diaspóricxs, dos fazeres performativos, brincam entre si e com o público, ao se instalarem, se apropriarem e percorrerem sítios específicos na exposição O Impulso Fotográfico (des) arrumar o arquivo colonial. Reverberam universos cénicos que passam pelo espetacular, pelo ritual, pelo clownesco. Assumem diferentes personagens, que insistem em trilhar caminhos de cura. Tais vivências são alinhavadas através de rememorações artísticas através da auto-etnografia e dos encontros possibilitados pela exposição. Talvez as mazelas que o colonialismo tardio português reificou através de pensamentos, escritas e ações, contra os corpos de pessoas negras no geral e contra os corpos de mulheres negras, em particular, possam ser curadas, se forem artisticamente trabalhadas, educacionalmente transformadas, factualmente reconhecidas."

*Performance inserida no Projeto de pesquisa doutoral Performance (s) Colcha de Chita: Mulheres Negras e suas reverberações. Auto-etnografia e pesquisa baseada na prática artística. FCSH – Faculdade NOVA de Lisboa. Doutoramento em Ciências da Comunicação – Comunicação e Artes. ICNOVA. Programa Aliança EUTOPIA NOVA/FCT/CY CERGY PARIS.

Preço: bilhete Museu
Compre online aqui.