18 Maio 2023 — 15h30 - 16h00

Anfiteatro Manuel Valadares

Maria Kowalski selecionou algumas das fotografias produzidas pela Missão Antropológica e Etnológica da Guiné (1946 e 1947) e levou-as de volta à Guiné-Bissau procurando mostrá-las a pessoas de diferentes grupos étnicos registados pela missão. Usando a metodologia da foto-elicitação, tendo a fotografia colonial como foco, a autora procurou perceber as interpretações dos atuais guineenses, perceber as memórias individuais da presença desta missão e conversar sobre os legados do colonialismo português naquele território. O filme regista estas reações e comentários, num percurso que ensaia formas de restituição e reparação.

Anós i ba kim? quem somos? de Maria Kowaslki (2021, vídeo cor, som, 45’). Este filme foi realizado no âmbito do projeto Photo Impulse e teve o seu apoio.

Conversa com a realizadora e com Demba Sanhá e Darcicio Monteiro do projeto TV Klelé (online a partir de Bissau); e com Eduardo Costa Dias Martins (Doutor em Antropologia Social, Professor jubilado do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Investigador do Centro de Estudos Internacionais).
Notas biográficas

Preço: gratuito