Concerto

25 Junho 2023 — 12h00 - 13h00

Exposição "Impulso Fotográfico: (des)arrumar o arquivo colonial" | Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Ela [A música] está sempre presente”

Nesta atividade, celebramos o Gospel. A despeito das desigualdades, da brutalidade e da violência que caracterizava as sociedades esclavagistas e coloniais,  assistiu-se muitas vezes nesses universos ao nascimento de novas formas e géneros, musicais e culturais, como o Samba, o Jazz e o Gospel, entre muitos outros.

Através da música, ao longo de cinco séculos, mulheres e homens, submetidos, expressaram as suas emoções, a sua fé e aliviaram o seu sofrimento.  A música é um elemento eficiente como ferramenta e mecanismo de resistência cultural e política, ao qual os oprimidos e desvalidos recorrem amiúde, quanto mais não seja como forma de auto proclamarem a sua própria humanidade.  Tal como as mulheres, a música está sempre presente, mesmo que de forma “invisível”.

Preço: gratuito
Público-alvo: todos os públicos