Conferência

14 Setembro 2023 — 17h00 - 18h00

Átrio | Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Por motivos alheios ao Museu, William Laurance não poderá estar presente na palestra. Partilhamos a página de vídeos do orador para que possa seguir o seu trabalho. Aceda aqui

**********

Nesta conferência William Laurance pretende demonstrar a vulnerabilidade dos ecossistemas às sinergias ambientais – estas são mudanças que ocorrem quando dois ou mais fatores ambientais interagem ou se amplificam um ao outro, criando novas ameaças. Estas sinergias são visíveis em muitos ecossistemas alterados pelo homem como florestas fragmentadas ou exploradas e em numerosas espécies de animais, de plantas ou agentes patogénicos. Usando dados da África tropical, da Amazónia e da região Ásia-Pacífico, o orador demonstrará que as sinergias ambientais são a norma, e não a exceção para muitas espécies e ecossistemas ameaçados, sendo os impactos ambientais e sociais difíceis de prever. As incertezas críticas das sinergias ambientais destacam a necessidade de estratégias de preservação direcionadas para a conservação da natureza e salvaguarda do bem-estar dos povos indígenas e rurais que dependem dos ecossistemas para a sua subsistência e sobrevivência.

Moderação: Fernando Ascenção | Faculdade de Ciência da Universidade de Lisboa

EN
I will assert that many ecosystems are vulnerable to environmental synergies - which are changes that occur when two or more environmental stressors interact or amplify one another and thereby create new threats. Such synergies are evident in many human-altered ecosystems such as fragmented or logged forests, and in numerous animal, plant and pathogen species. Using datasets from tropical Africa, the Amazon and the Asia-Pacific region, I assert that environmental synergies are the norm rather than the exception for many threatened species and ecosystems, and will be difficult to predict in terms of their environmental and societal impacts. The critical uncertainties of environmental synergies highlight a need for targeted, precautionary strategies for conserving nature and safeguarding the welfare of indigenous and rural peoples who rely on surviving ecosystems for subsistence and survival.

Moderator: Fernando Ascenção | Faculty of Sciences of the University of Lisbon

Sessão em Inglês  | Lecture in English

Entrada livre | Free entrance

Em colaboração com:
Digital with Purpose Global Summit 2023 - GeSI
Cátedra UNESCO em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Coimbra

Apoio:
CMAS - Systems Consultants e Fundação Calouste Gulbenkian