Data
Local
O Museu volta a organizar mais uma edição da Feira da Matemática!
A 10ª edição decorre no dia 10 de novembro, com um programa dirigido para o público escolar e dia 11 de novembro para público geral e famílias. Por mais um ano, Feira da Matemática promete ser um evento repleto de atividades científicas, culturais e educativas, com jogos, demonstrações, palestras, entre muitas outras atividades.
Não falte!
Programa disponível aqui para consulta ou download.
Atividades de participação gratuita, sem inscrição obrigatória!
Mais informações
geral@museus.ulisboa.pt | 213 921 808
Programa para público em geral e famílias
"GOAT = Martin Gardner. Como? Porquê?"
Horário: 15h
Público-alvo: Público em geral
"Sem nunca estudar matemática, Martin Gardner foi o seu maior divulgador. Décadas de artigos na Scientific American, onde explanava o que aprendia em diálogo directo com os especialistas mais eruditos, estão aí para o comprovar. O que faz de Gardner tão especial?..."
Orador: Jorge Nuno Silva | Associação Ludus
ATIVIDADES EM CONTÍNUO 10h-17h
Geometria Divertida
A geometria não tem que ser aborrecida, antes pelo contrário. Convidamos os participantes a vir descobrir a matemática escondida em balões, cartolinas, fios, agulhas, colas e folhas coloridas. Com estes materiais a geometria vai-se concretizando entre as mãos dos participantes e, quase como que por magia, vão surgindo poliedros de vários tamanhos e feitios!
Dinamização: Maria da Graça Marques e Marília Pires | Universidade do Algarve
Origami
A dobragem de papel é uma atividade que é tanto recreativa como educativa. Podemos construir modelos cheios de cor e de movimento a partir da dobragem de papel, apenas para nosso divertimento, mas também nos podem ensinar Matemática.
Dinamização: Ilda Rafael e Anabela Gaio | Associação Ludus | APM
Jogos e quebra-cabeças matemáticos (DMFCUL)
Banca onde os visitantes poderão explorar a Matemática, obter informações sobre as atividades e os cursos do DM, assim como as respetivas saídas profissionais.
Dinamização: Alunos de Matemática e de Matemática Aplicada | Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da ULISBOA
Reconstrução de dados a partir de funções polinomiais
Horário: 10h-13h
A partir de um conjunto de dados reconstrução da informação em falta, usando uma técnica de aproximação clássica, interpolação polinomial. A técnica será aplicada a dados relacionados com "problemas reais" e a informação será reconstruída implementando o método no Python.
Dinamização: Magda Rebelo e alunos do 1º ano de LM | NOVA FCT
Atividades lúdicas desenvolvidas pelo ClubeMath NOVA FCT
Clube de Matemática da faculdade de ciências e Tecnologia da NOVA FCT, para todas as idades, dos 6 aos 100: enigmas lógicos, triângulos coloridos, resolução de problemas numéricos e geométricos. Vem ver!
Dinamização: Fátima Rodrigues e Dora Gomes | NOVA FCT
Jenga matemático com desafio
Jenga matemático: És bom com as peças do jenga mas também adoras matemática? Então vem tentar manter esta torre de pé enquanto aprendes um pouco mais sobre números, operações, problemas e desafios!
Dinamização: NucM - Núcleo de Matemática | NOVA FCT
Roleta matemática
Nesta emocionante roleta da Matemática vais poder conhecer algumas curiosidades.
Dinamização: NucM - Núcleo de Matemática | NOVA FCT
Super T com perguntas de matemática
Este jogo de cartas vai dar a volta à tua cabeça com divertidos quizzes matemáticos! O objetivo é construíres a palavra Super T! Será que consegues?
Dinamização: NucM - Núcleo de Matemática | NOVA FCT
Uma aventura no mundo dos grafos
Com algumas atividades lúdicas pretende-se ilustrar como a Teoria dos Grafos é eficiente e prática para resolver problemas da vida real.
Dinamização: Cecília Perdigão e Isabel Cabral | NOVA FCT
Passeios Matemáticos Coloridos
São propostos problemas / desafios relacionados com a identificação dos melhores percursos que podem ser coloridos.
Dinamização: Maria Clementina Timóteo | SPM
Projetos em Matemática
Apresentados por alunos do 1º ano da Licenciatura em Matemática da NOVA FCT onde exploram várias aplicações da matemática.
Dinamização: Fátima Rodrigues | NOVA FCT
Círculos Matemáticos
Os alunos do projeto Círculos Matemáticos da SPM - projeto em várias escolas do país - vão dinamizar para os visitantes uma "Feira de problemas".
Público-alvo: Público geral e famílias com crianças até aos 10 anos
Dinamização: Alunos dos Círculos Matemáticos de várias escolas. Organização de Isabel Hormigo | SPM
Círculos Matemáticos
Os alunos do projeto Círculos Matemáticos da SPM - projeto em várias escolas do país - vão dinamizar para os visitantes uma "Feira de problemas".
Público-alvo: Público geral e famílias com crianças a partir dos 10 anos
Dinamização: Alunos dos Círculos Matemáticos de várias escolas. Organização de Isabel Hormigo | SPM
Apresentação do projeto Círculos Matemáticos da SPM
Os alunos do projeto Círculos Matemáticos da SPM - projeto em várias escolas do país - vão apresentar o projeto ao público.
Dinamização: Alunos dos Círculos Matemáticos de várias escolas. Organização de Isabel Hormigo | SPM
"STE(A)M #aprendizagens matemáticas com o ecossistema TI-Nspire CX II"
Nesta atividade os participantes são convidados a desenvolver simples tarefas STEAM com programação e robótica e recurso às várias tecnologias do ecossistema TI-Nspire CX II T, em particular a interface Hub, o carrinho robotizado Rover, a placa MicroBit e o drone Tello. Em cada tarefa, procurar-se-á usar uma metodologia de “mão na massa”, em que numa primeira fase será explicitado para todo o grupo os procedimentos a realizar e de seguida lançar os alunos na exploração e realização da tarefa.
Dinamização: Joaquim Pinto, Marisabel Antunes, Vitor Rodrigues | Grupo de Trabalho T3 da Associação de Professores de Matemática
Missão de salvamento com a tecnologia Casio
Desafios matemáticos STEAM, usando a calculadora gráfica. Nesta atividade, os participantes, organizados em equipas munidas de calculadoras gráficas, irão ser desafiados para solucionarem um conjunto de problemas matemáticos e, assim, descobrir o código que permitirá salvar uma caixa que contém os maiores tesouros da Humanidade.
Dinamização: Ana Margarida Dias, Joaquim Rosa e Manuel Marques | Grupo Casio+ da APM
Grémio apresenta: “À procura da Matemática”
Nesta sessão interativa os participantes serão encorajados a descobrir e a experimentar vários desafios matemáticos: Algoritmia e Pensamento Computacional; Módulo, Padrão e Sequências; Uma Batalha Naval diferente! Voltas e mais voltas! Pesos, medidas e igualdades! Catetos e hipotenusas! Vamos jogar Minigolfe? Medir alturas com um quadrante!
Dinamização: Ana Paula Almeida e alunos | Escola Grémio de Instrução Liberal de Campo de Ourique
Construir a História da Matemática
Uma parceria entre o MUHNAC, LiDA e CIUHCT tem permitido estudar instrumentos científicos históricos, desenvolver modelos manipuláveis e realizar atividades com o público. Nesta atividade descobrem-se instrumentos antigos, seu funcionamento e aplicações.
Dinamização: Samuel Gessner | CIUHCT
Vamos jogar com os jogos de cartas Tio Papel
Apresentação prática dos jogos de cartas Tio Papel para aprender matemática e treinar o cálculo mental.
Dinamização: Bernardino Aranda | Livraria Tio Papel
Tantrix - Jogos e Puzzles didáticos
Os jogos e quebra-cabeças geométricos Tantrix foram internacionalmente premiados pela sua qualidade e valor pedagógico. Neste espaço, poderás experimentar estes jogos/puzzles:
Tantrix Puzzle Pack: dezenas de puzzles aliciantes e didáticos, do fácil ao quase impossível - novidade: agora também com cartas!
Tantrix Game Pack: um desafiante jogo de estratégia e sorte, que inclui múltiplas atividades para desenvolver capacidades espaciais e o raciocínio lógico-dedutivo.
Dinamização: Carlos Florentino, Zita Florentino | FCUL | Tantrix Portugal
Jogos matemáticos e de estratégia
Horário: 11h-13h, 15h-17h
O Ludusfidelis, dar a cara pelos ODS e a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Dinamização: Júlia Anileiro e alunos de Desafios da Universidade Sénior de Penafiel
BANCAS INSTITUCIONAIS
ASSOCIAÇÃO LUDUS
Exploração de jogos, ábacos e outros desafios matemáticos.
ASSOCIAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Banca de apresentação da APM e de venda de materiais didáticos.
SOCIEDADE PORTUGUESA DE ESTATÍSTICA
Banca de apresentação da SPE e venda de materiais didáticos.
SOCIEDADE PORTUGUESA DE MATEMÁTICA
Banca de apresentação da SPM e de venda de materiais didáticos.
ATIVIDADES EM EXPOSIÇÕES<
A Matemática é de todos | APM
Construção de poliedros, de pavimentações, jogos com números e tangrans. O principal objetivo é permitir que os alunos experimentem e manipulem materiais, de forma a desenvolver algumas capacidades. Promove também a construção de ligações das diferentes experiências com a Matemática.
Festa da Água | APM
Vários desafios e problemas que envolvem os conceitos de medida, número e volume. O seu principal objetivo é o de criar um momento de festa, que mostre como a Matemática está envolvida em algumas áreas da "vida".
Explorística - Aventuras na Estatística | INE | SPE
Exposição interativa concebida para ilustrar experimentalmente conceitos da Estatística e das Probabilidades.
Com o apoio