Data
Local
O Gerajazz surge no ano 2010/2011 e é um projeto da Orquestra Geração, programa centrado na ação e desenvolvimento social através da música, inspirado no El da Venezuela.
Sob a direção artística do maestro e professor Eduardo Lála, o Gerajazz tem vindo a desenvolver um intenso trabalho de formação dos seus intérpretes, versando competências musicais e sociais. Para além de ensaios regulares, a realização de estágios de aprendizagem com músicos de referência também tem tido relevância, nomeadamente com a Escola de Jazz do Hot Clube, entre 2011 e 2017 e, em 2019, com músicos e professores com experiência internacional em parceria com a NOVA SBE e o BNP Paribas, entidade que até 2021 foi o seu principal mecenas.
Passando pela tradição popular afro-americana e pelo jazz modal de Herbie Hancock, bem como pelo swing e o funk soul de Jaco Pastorius e Nina Simone, ou pela bateria enraizada na tradição de Art Blakey, entre outras influências, o GeraJazz trabalha importantes temas do jazz internacional, incluindo arranjos inéditos encomendados para este ensemble, contando também com a participação de solistas: uns, jovens membros da Orquestra Geração, como a Juvânia Gomes e a Edvânia Moreno que hoje também aqui se apresentam, outros, referências no mundo do jazz, como Mário Laginha, Salvador Sobral, Ricardo Toscano, Mário Delgado, Filipe Melo, Carlos Martins, Pedro Segundo e Tomás Marques, entre outros.
O Gerajazz fez a sua primeira internacionalização em Dezembro de 2022 no Théâtre du Ranelagh em Paris e conta, desde 2022, com o apoio da Fundação Share.
Neste concerto, a Orquestra Gerajazz, apresenta também uma seleção de repertório de músicos afro-descendentes, trazendo a riqueza da música africana e as suas influências para o jazz e na cultura contemporânea.
Programa
Stolen Moments, Oliver Nelson
Sonnymoon for Two, Sonny Rollins
Moanin, Bobby Timmons
Feeling Good, Anthony Newley and Leslie Bricusse
Afro Blues, Mongo Santamaria
Joe Avery's Blues, standart
Let The Good Times Roll, Louis Jordan
Work Song, Oscar Brown e Nat Adderley
Sodade, Cesária Évora
Mulemba Xangola, Bonga
Entrada livre!
Concerto incluído no âmbito da exposição "O Impulso Fotográfico: (des)arrumar o arquivo colonial"